Climatologista Carlos Nobre estreia newsletter no UOL
Referência mundial em estudos sobre o clima, o cientista brasileiro Carlos Nobre estreia nesta terça-feira (11) uma newsletter em Ecoa sobre a crise climática. Clique aqui para assinar.
Um verdadeiro radar do clima, a coluna vai trazer, uma vez por semana, às terças-feiras, o que de mais importante está acontecendo mundialmente na ciência do clima e como isso afeta a população. No UOL, o cientista já participa como comentarista no UOL News.
Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), premiado com o Nobel da Paz em 2007 pelo alerta sobre os riscos do aquecimento global.
O cientista dedicou sua carreira científica para pesquisar os riscos de empurrar a Amazônia em direção a um grande ponto de inflexão, impulsionado pelo aquecimento global, desmatamento e incêndios florestais. "A Floresta Amazônica é o coração biológico do planeta, com pelo menos 13% da biodiversidade mundial", diz.
De acordo com o trabalho do brasileiro, o aquecimento global de 2 °C a 2,5 °C, junto com 20% a 25% de desmatamento na Amazônia, poderia trazer implicações perigosas para o mundo.
Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, Carlos Nobre formou-se em engenharia eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 1974 e fez doutorado em Meteorologia no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em 1983. Foi pesquisador do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica.
Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-Inpe e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-Inpe e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/Cemaden-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da Capes e Secretário de Políticas de P&D do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha.
Atualmente, Nobre é pesquisador colaborador do IEA (Instituto de Estudos Avançados da USP) e copresidente do Painel Científico para a Amazônia, que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0, que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais. E também vem propondo a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT.
Deixe seu comentário