Topo

Como ajudar crianças e adolescentes com insegurança alimentar no Brasil

Rita Maria Vitor de Souza, 59, recebe a doação de alimentos do projeto Ação da Cidadania durante o Natal Sem Fome, no Rio de Janeiro - DANIEL RAMALHO/AFP
Rita Maria Vitor de Souza, 59, recebe a doação de alimentos do projeto Ação da Cidadania durante o Natal Sem Fome, no Rio de Janeiro Imagem: DANIEL RAMALHO/AFP

Da Redação de Ecoa

17/05/2023 15h29

Segundo o Unicef, ao menos 32 milhões de meninas e meninos vivem na pobreza no país. De acordo com a organização Ação da Cidadania, essa estatística afeta, principalmente, a segurança alimentar. Muitas vezes, essas crianças e adolescentes não têm o que comer.

Para ajudar a combater esse mal, a ONG lança nesta quarta-feira (17), pelo terceiro ano consecutivo, a campanha Brasil Sem Fome, que tem o objetivo de arrecadar e distribuir alimentos para famílias em todo o país.

Betinho já dizia que a democracia é incompatível com a miséria. Enquanto houver o desafio de superar a fome no país, não há como garantir que outros direitos sejam cumpridos.

Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania

"Se um cérebro saudável usa 20% da energia do corpo e essa energia vem dos alimentos, como uma criança com fome será capaz de aprender e ter bom rendimento escolar? Um corpo funciona em sua plenitude quando está nutrido. E o crescimento saudável só é possível com um Brasil Sem fome", ressalta o diretor-executivo da Ação da Cidadania.

Quem passa fome no Brasil?

Todos os dias, em média, 11 crianças menores de 5 anos são internadas por desnutrição no Brasil, a maior média desde 2012, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base em dados obtidos através do Ministério da Saúde.

A fome dobrou nas famílias brasileiras com crianças menores de 10 anos, segundo pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Ação da Cidadania.

Campanha Natal Sem Fome da Ação Cidadania - Reprodução/instagram @acaodacidadania - Reprodução/instagram @acaodacidadania
Campanha Natal Sem Fome da Ação Cidadania
Imagem: Reprodução/instagram @acaodacidadania

Em 37,8% das casas brasileiras onde moram crianças menores de 10 anos, há insegurança alimentar grave ou moderada. Esse percentual é maior do que a média nacional, quando consideramos todos os domicílios.

A situação é ainda mais grave no Norte, onde 40% das casas com moradores nesta faixa de idade sofrem com a falta de comida, e no Nordeste, onde famílias de 7 dos 9 estados também passam por situações parecidas.

A falta de dinheiro para comprar alimentos e a diminuição da qualidade do que é consumido são fatores que confirmam a desigualdade social.

Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania

"Ainda que mães e pais deixem de comer ou tenham a alimentação reduzida para que os filhos sejam beneficiados, a associação entre desenvolvimento infantil e efeitos da nutrição irregular podem resultar em menor escolaridade e, consequentemente, menos oportunidades de trabalho, menor produtividade e salários mais baixos. Deixar que a fome impeça a realização de sonhos é uma violação da dignidade humana", reitera Kiko.

Há fome de comida de verdade

O consumo de alimentos ultraprocessados, com resíduos de agrotóxicos e pobres nutricionalmente, com excesso de açúcar e farinha, tem sido outro problema entre a população pediátrica, devido ao aumento de casos de sobrepeso/obesidade e a diminuição da proporção de crianças eutróficas.

Devido ao baixo custo e facilidade de acesso, esses itens têm substituído cada vez mais a chamada 'comida de verdade'. E as crianças, inevitavelmente, continuam sendo as mais prejudicadas.

Sendo o Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo, é inaceitável que 33 milhões de pessoas passem fome, enquanto outras lucram com o agronegócio, por exemplo. A gente já mostrou uma vez que é possível sair do Mapa da Fome. Precisamos assumir novamente esse compromisso.

Rodrigo "Kiko" Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania

O Brasil sem Fome foi lançado pela primeira vez em 2002, retornando em 2021, durante a pandemia do Coronavírus, quando foram doadas mais de 20 mil toneladas de alimentos em todo o país.

As doações podem ser feitas no site www.brasilsemfome.org.br ou pelo PIX: doe@acaodacidadania.org.br