Topo

Bill Gates investe em startup australiana para reduzir 'puns' de gado

O empresário Bill Gates - Getty Images
O empresário Bill Gates Imagem: Getty Images

Juliana Domingos de Lima

De Ecoa, em São Paulo (SP)

24/01/2023 12h47

O bilionário e filantropo Bill Gates tem investido em empresas que oferecem soluções tecnológicas para a questão climática. A startup australiana Rumin8 foi a última a chamar a atenção do fundo de investimentos Breakthrough Energy Ventures, criado por ele em 2015 com esse objetivo.

A empresa produz suplementos alimentares para reduzir as emissões de metano do gado — ela afirma que testes mostraram que o produto pode diminuí-las em até 95%.

Com o aporte liderado pelo fundo de Gates, a Rumin8 conseguiu angariar US$ 17,5 milhões de capital semente - investimento destinado a empresas ainda em fase embrionária. O fundo já colocou dinheiro em mais de 100 startups.

O investimento permitirá acelerar a realização dos testes comerciais com o produto em diferentes países, incluindo o Brasil. Em 2022, a empresa fez um acordo com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para testar o produto em gado criado de forma extensiva, a mais comum no país.

Qual a relação entre metano e mudanças climáticas?

Os gases liberados na digestão dos bovinos estão na mira de Gates e de empresas como a Rumin8 porque, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o metano é o principal contribuinte para a formação de ozônio no nível do solo, um gás de efeito estufa e perigoso poluente atmosférico.

Num período de 20 anos, o gás tem um potencial de aquecimento 80 vezes maior do que o dióxido de carbono.

A agropecuária é uma importante fonte de metano e o metano liberado do estrume, arrotos e gases do gado responde por 32% das emissões agrícolas causadas pelo homem.

A Rumin8 tem a meta de descarbonizar 100 milhões de bovinos até 2030. Segundo os cálculos da empresa, isso equivale a uma redução de 200 milhões de toneladas de emissões por ano, 40% das emissões totais de carbono anuais da Austrália.

Do que é feito o aditivo da Rumin8?

A "climate tech" australiana identifica compostos naturais com propriedades antimetanogênicas e busca sintetizá-los de forma eficiente, escalável e a baixo custo. Mais especificamente, a empresa tem reproduzido um princípio ativo chamado bromofórmio, encontrado em algas vermelhas.

Eles têm realizado testes para descobrir quais formulações com aditivos são mais palatáveis para os animais, um fator importante para o sucesso do produto.