Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #90: Os desafios das novas tecnologias para a população negra

De Ecoa, em São Paulo

06/08/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe a pesquisadora de comunicação e tecnologia Mariana Gomes. Ela está à frente do Conexão Malunga, um projeto voltado para pensar a tecnologia a partir dos saberes afro-brasileiros, e fala sobre os desafios das novas tecnologias para a população negra.

Mariana fala que ainda há muito a questão do estereotipo, de pensarmos a tecnologia ou a internet na figura de um homem branco, de óculos, o que deixa a tecnologia distante dos negros. "Alguns pensadores entendem o racismo como uma tecnologia. Se o racismo é uma tecnologia, as resistências negras são um complexo de humanização" (a partir de 10:20 do arquivo acima).

"Mais do que a ferramenta, quando pensamos em tecnologia estamos falando em solução criativa para as demandas das nossas sociedades. Não seria o povo negro criativo? Precisamos ser entendidos como entes relevantes para essas decisões", continua Mariana.

O racismo, segundo ela, também está na tecnologia e principalmente nos algoritmos. "O mundo inteiro tem falado sobre a importância de uma auditoria e da transparência do uso de reconhecimento facial a partir de inteligência artificial. Existe o racismo algorítmico, a lgbtfobia,o machismo e o sexismo a partir desses algoritmos que estão sendo programados fora do país, são comprados por nós e a própria polícia não tem formação para entender como utilizar esse sistema" (a partir de 16:27 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.