Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #60: uma conversa sobre inserção, inclusão e formação de líderes

De Ecoa, em São Paulo

18/12/2021 06h00

Leizer Pereira é fundador e diretor-executivo na Comunidade Empodera, uma agência criada por ele depois que percebeu que as empresas brasileiras queriam implementar políticas inclusivas, mas não sabiam como. Neste episódio de Papo Preto, ele conta a Yago Rodrigues como já conseguiu colocar no mercado 2 mil pessoas e fala da importância da formação de uma nova geração de líderes.

"Tive o privilégio de ter vindo de uma família com pai e mãe e com valores muito fortes. Não tínhamos capital financeiro e nem intelectual, éramos uma família de classe C menos, mas com comida na mesa", conta. "Mas tive a sorte de ser apaixonado por educação, muito interessado pelos estudos, e desde os meus 8 anos fui um leitor voraz e fiquei muito esperto para enxergar as brechas do sistema caçando bolsas de estudos (a partir de 1:55 do arquivo acima).

Leizer se formou em Engenharia em uma universidade pública, conseguiu bons empregos e ascendeu socialmente. "Mas em um momento senti uma inquietude por não ter representatividade, não ter negro nem mulheres no meu mercado de TI. Fui trabalhar como professor voluntário de matemática e passei dois anos entendendo essa revolução no ensino superior do Brasil com as políticas de cotas" (a partir de 4:34 do arquivo acima).

Foi neste momento que nasceu a semente do Empodera. "Hoje já empregamos mais de 2 mil pessoas e é lindo isso porque se a gente coloca uma jovem negra como trainee em uma multinacional ela vai ganhar 7 mil reais e virar classe média instantaneamente. Isso é impacto, acreditamos que estamos a serviço do Brasil para formar a nova geração de líderes" (a partir de 15:55 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.