PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #55: A influência da mulher negra nas políticas de saúde

De Ecoa, em São Paulo

07/12/2021 06h00

Este episódio de Conversa de Portão é mais um da segunda temporada da Série Feminismos, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Ele aborda a importância do movimento de mulheres negras para a consolidação de políticas públicas em saúde. Semayat Oliveira conversa com Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública, e Fabiana Pinto, ativista, sanitarista e articuladora do Mulheres Negras Decidem.

Maria Inês diz que é preciso pensar a saúde para além do biológico e inserir esse pensar em um contexto histórico, econômico e social. "Porque, se pensamos em ciência, tivemos grandes avanços na saúde. Mas se pensarmos na saúde coletiva temos muito o que avançar", diz. "O racismo deve estar presente no campo de discussão da saúde coletiva" (a partir de 13:10 do arquivo acima).

Ela diz que o campo 'saúde da população negra' foi a própria população negra quem criou. "Nas universidades, nas militâncias, fomos nós que cunhamos isso. Não considerando o racismo como um determinante, avançamos na saúde enquanto direito, mas não se avalia esse direito e, ao não considerar, não se intervém" (a partir de 15:10 do arquivo acima).

Fabiana Pinto diz que uma dimensão que a pandemia trouxe foi a de retomar a dimensão do SUS como universal e não de um sistema para a população residual, incluindo aí a população negra. "O debate dos leitos, da atenção especializada trouxe isso, mas a vacinação foi o balde de água fria na população, que percebeu que podia ter o seu plano de saúde privado, mas a vacina mesmo só viria do SUS" (a partir de 24:52 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.