PUBLICIDADE
Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #58: Mídia digital e representatividade negra

De Ecoa, em São Paulo

04/12/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com Ricardo Silvestre, publicitário e criador da Black Influence, empresa de publicidade especializada em mídia digital antirracista. Eles falam sobre como jovens pretos e pretas que buscam se consolidar no mercado publicitário enfrentam dificuldades para romper as barreiras e limitações impostas pelo racismo estruturado na sociedade.

Silvestre trabalhou por 10 anos em grandes agências de publicidade, mas diz que sempre foi uma das únicas pessoas pretas no ambiente de trabalho. "Na última experiência de trabalho eu tive síndrome de esgotamento profissional, que é comum em pessoas que trabalham muito, mas no meu caso foi por viver em um ambiente não muito saudável para mim enquanto pessoa preta" (a partir de 1:28 do arquivo acima).

A partir desse episódio ele se viu diante de duas opções: mudar de carreira ou ressignificar a sua profissão empreendendo. E ele optou pelo segundo caminho quando criou a Black Influence. A agência trabalha com marcas e com influenciadores pretos com a finalidade de deixar o mercado publicitário cada vez mais diverso e plural.

"Se as pessoas não se sentem confortáveis ou representadas em uma publicidade, não vão comprar aquele produto. E isso é um problema de negócios para a marca" (a partir de 9:50 do arquivo acima).

O publicitário diz que a agência preza muito pela saúde mental dos influenciadores e evita que sejam expostos a situações que gerem gatilhos para eles. "Mas é um desafio mostrar para as marcas e para o mercado que influenciadores pretos não falam só sobre racismo e sobre temas correlatos, justamente porque isso é até danoso" (a partir de 15:40 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.