Topo

Eliane Dias: Os negócios têm mudado no Brasil, black money é o futuro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

17/11/2021 20h57

Empresária, advogada e produtora executiva na Boogie Naipe, Eliane Dias foi curadora e mediadora do debate "Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio", último painel de Origens: Passos que Vêm de Longe, evento promovido por Ecoa nesta quarta-feira (17). Ao relacionar a população negra e feminina aos negócios, Eliane deu seu recado: "Black money é o futuro!

Também participaram da conversa Dani Rodrigues, empresária, podcaster e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, artist manager e head do Selo Extrapunk Extrafunk e Rachell Brasil, especialista em Gestão Pública e diretora Criativa do Lerato.

Rachell Brasil também defendeu o movimento "Black Money", que favorece os negócios de pessoas negras. Segundo ela, o povo preto precisa se unir neste sentido. "Por que as pessoas brancas estão em evidência? Porque elas compram entre si os produtos delas. Os pretos, não. Ainda hoje, infelizmente, os pretos não compram de outros pretos. Esse movimento está se iniciando", disse.

A especialista em gestão pública também contextualizou a participação das mulheres negras no mundo dos negócios. Segundo ela, as mulheres pretas sempre empreenderam, fazendo menção às quituteiras que, assim como sua mãe, vendiam nas ruas comidas e quitutes que preparavam em casa.

"[Naquela época] ela já empreendia e já era difícil. Ela fazia para compor a renda para nos sustentar. Hoje, muitas delas [mulheres pobres, pretas e periféricas] nem sabem que o que elas fazem se chama empreender. Elas não se veem empreendedoras, elas se veem mulheres que estão na luta para trazer o alimento para a casa", explicou.

Raquel ainda debateu sobre as diferentes percepções que se tem sobre o que é ou não empreender no Brasil. "Empreender hoje dentro da nossa sociedade é falar de uma mulher preta, da periferia, mas que muitas vezes tem trabalho análogo à escravidão", disse.

FOTOS: Origens - Nossos Passos Vêm de Longe

Segunda temporada

O evento Origens: Passos que Vêm de Longe discute ao longo de toda esta quarta-feira (17) a presença negra em cinco grandes frentes cruciais para a formação da sociedade brasileira como a conhecemos hoje: matriz africana, cultura, identidade negra, empreendedorismo e política.

Entre convidados e convidadas, estão a atriz Zezé Motta, o ator Rodrigo França, os rappers Preta Rara e Rico Dalasam, a empresária Eliane Dias, a diretora da Anistia Internacional no Brasil Jurema Werneck, a ativista Nilma Bentes, a escritora Bianca Santana e o integrante da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

A transmissão de Origens: Passos que Vêm de Longe aconteceu ao vivo no YouTube. Veja como foi a programação completa do evento:

Abertura: Ana Maria Gonçalves

Painel 1 - Ecos de África: a herança que cruzou o Atlântico
Convidados/as: Zezé Motta (mediação), atriz e cantora; Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora; Mariléa de Almeida, doutora em História e Especialista em Filosofia e Tom Farias, jornalista e escritor.

Painel 2 - Respeita meu som: a cultura que preserva existências
Convidados/as: Rodrigo França (mediação), ator e diretor; Preta Rara, rapper e escritora; Rico Dalassam, rapper e compositor e Valéria Monã, atriz e coreógrafa.

Painel 3 - Nós negros: a identidade racial no Brasil
Convidados/as: Douglas Belchior (mediação), professor de História e integrante da Coalizão Negra Por Direitos; Beatriz Lourenço do Nascimento, advogada e integrante da UNEafro; Bianca Santana, jornalista, professora e escritora e Gisele Brito, jornalista e co-fundadora da Território da Notícia.

Painel 4 - Uma outra política: cidadania conquistada com luta
Convidados/as: Dra. Jurema Werneck (mediação), co-fundadora da ONG Criola e diretora da Anistia Internacional no Brasil; João Belmonte, arte-educador e fundador do projeto Geloteca; Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do CEDENPA e Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio.

Painel 5 - Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio
Convidados/as: Eliane Dias (mediação), empresária e produtora executiva na Boogie Naipe; Dani Rodrigues, empresária, podcaster e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, artist manager e head do Selo Extrapunk Extrafunk e Rachell Brasil, especialista em Gestão Pública e diretora Criativa do Lerato.