Topo

Jurema Werneck: "É um momento propício e urgente para falar de cidadania"

Colaboração para o UOL, do Rio

17/11/2021 19h06

Mediadora do painel "Uma outra política: cidadania conquistada com luta", o quarto do evento Origens: Passos que Vêm de Longe, que acontece nesta quarta-feira (17) em Ecoa, Jurema Werneck, que é co-fundadora da ONG Criola e diretora da Anistia Internacional no Brasil, falou sobre a importância de falar sobre assunto às vésperas do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. "Falar de cidadania é um momento propício e urgente. Todo direito nosso foi arrancado das lutas de rua", disse.

Junto a Jurema, participaram do debate João Belmonte, arte-educador e fundador do projeto Geloteca; Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do Cedenpa (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará) e Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Nilma Bentes falou sobre alguns avanços sociais no Brasil, mas também fez um alerta: "O racismo se modifica e vai se atualizando. Nós também precisamos nos atualizar". Ao falar sobre o que deseja para o futuro, Nilma deixou um recado: "Lutando a gente pode perder ou vencer. Não lutando a gente já perdeu".

A professora de Direito Constitucional Thula Pires, foi na mesma linha da ativista. Para ela, muito se avançou, mas ainda há muito pela frente para avançar na garantia de direitos e cidadania para a população negra no Brasil. "Tem muito caminho a se pensar, mobilizar, construir e pavimentar os direitos humanos. A gente deve isso não só a gerações antigas, mas também àquelas que vem", argumentou.

FOTOS: Origens - Nossos Passos Vêm de Longe


Segunda temporada

O evento Origens: Passos que Vêm de Longe discute ao longo de toda esta quarta-feira (17) a presença negra em cinco grandes frentes cruciais para a formação da sociedade brasileira como a conhecemos hoje: matriz africana, cultura, identidade negra, empreendedorismo e política.

Entre convidados e convidadas, estão a atriz Zezé Motta, o ator Rodrigo França, os rappers Preta Rara e Rico Dalasam, a empresária Eliane Dias, a diretora da Anistia Internacional no Brasil Jurema Werneck, a ativista Nilma Bentes, a escritora Bianca Santana e o integrante da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

A transmissão de Origens: Passos que Vêm de Longe acontece ao vivo no YouTube. Veja a programação completa do evento:

Abertura: Ana Maria Gonçalves

Painel 1 - Ecos de África: a herança que cruzou o Atlântico
Convidados/as: Zezé Motta (mediação), atriz e cantora; Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora; Mariléa de Almeida, doutora em História e Especialista em Filosofia e Tom Farias, jornalista e escritor.

Painel 2 - Respeita meu som: a cultura que preserva existências
Convidados/as: Rodrigo França (mediação), ator e diretor; Preta Rara, rapper e escritora; Rico Dalassam, rapper e compositor e Valéria Monã, atriz e coreógrafa.

Painel 3 - Nós negros: a identidade racial no Brasil
Convidados/as: Douglas Belchior (mediação), professor de História e integrante da Coalizão Negra Por Direitos; Beatriz Lourenço do Nascimento, advogada e integrante da UNEafro; Bianca Santana, jornalista, professora e escritora e Gisele Brito, jornalista e co-fundadora da Território da Notícia.

Painel 4 - Uma outra política: cidadania conquistada com luta
Convidados/as: Dra. Jurema Werneck (mediação), co-fundadora da ONG Criola e diretora da Anistia Internacional no Brasil; João Belmonte, arte-educador e fundador do projeto Geloteca; Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do CEDENPA e Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio.

Painel 5 - Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio
Convidados/as: Eliane Dias (mediação), empresária e produtora executiva na Boogie Naipe; Dani Rodrigues, empresária, podcaster e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, artist manager e head do Selo Extrapunk Extrafunk e Rachell Brasil, especialista em Gestão Pública e diretora Criativa do Lerato.