Topo

Preta Rara: "Tentam apagar nossas origens"

Colaboração para o UOL, do Rio

17/11/2021 17h15

"Tentam apagar nossas origens, tambor, ícones, comidas, formas de se vestir. Desconheço vestígios de cultura brasileira que não seja fundamentada na cultura preta africana", disse a rapper e escritora Preta Rara, quando questionada sobre cultural negra pelo ator e diretor Rodrigo França, mediador do segundo painel de Origens: Passos que Vêm de Longe, que acontece nesta quarta-feira (17), em Ecoa.

A rapper também falou sobre o papel da internet para ampliar o conhecimento da história africana. Nas redes sociais, por exemplo, Preta Rara, disse acreditar que o algoritmo é racista. "O algoritmo são pessoas. Para as pessoas pretas conseguirem crescer nas redes é muito trampo", comentou, enfatizando que ela buscar usar suas redes sociais para falar de um lugar enquanto mulher preta e gorda.

Intitulado "Respeita meu som: a cultura que preserva existências", o debate também contou com a participação do rapper e compositor Rico Dalassam, que falou sobre o processo de embranquecimento dentro do rap e outros estilos musicais. "Tudo na grande massa passa por um filtro de embranquecimento para depois se nacionalizar", disse.

Mercedes Baptista, bailarina e coreógrafa brasileira, a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também foi lembrada na conversa por Valéria Monã, atriz e coreógrafa. Para ela, Mercedes Baptista é referência de ancestralidade e fortalecimento na cultura. "A conquista dela pela dança fez com que eu e outros corpos negros também se expressassem pela dança", disse.

FOTOS: Origens - Nossos Passos Vêm de Longe

Segunda temporada

O evento Origens: Passos que Vêm de Longe discute ao longo de toda esta quarta-feira (17) a presença negra em cinco grandes frentes cruciais para a formação da sociedade brasileira como a conhecemos hoje: matriz africana, cultura, identidade negra, empreendedorismo e política.

Entre convidados e convidadas, estão a atriz Zezé Motta, o ator Rodrigo França, os rappers Preta Rara e Rico Dalasam, a empresária Eliane Dias, a diretora da Anistia Internacional no Brasil Jurema Werneck, a ativista Nilma Bentes, a escritora Bianca Santana e o integrante da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

A transmissão de Origens: Passos que Vêm de Longe acontece ao vivo no YouTube. Veja a programação completa do evento:

Abertura: Ana Maria Gonçalves

Painel 1 - Ecos de África: a herança que cruzou o Atlântico
Convidados/as: Zezé Motta (mediação), atriz e cantora; Angélica Ferrarez, doutora em História, professora e pesquisadora; Mariléa de Almeida, doutora em História e Especialista em Filosofia e Tom Farias, jornalista e escritor.

Painel 2 - Respeita meu som: a cultura que preserva existências
Convidados/as: Rodrigo França (mediação), ator e diretor; Preta Rara, rapper e escritora; Rico Dalassam, rapper e compositor e Valéria Monã, atriz e coreógrafa.

Painel 3 - Nós negros: a identidade racial no Brasil
Convidados/as: Douglas Belchior (mediação), professor de História e integrante da Coalizão Negra Por Direitos; Beatriz Lourenço do Nascimento, advogada e integrante da UNEafro; Bianca Santana, jornalista, professora e escritora e Gisele Brito, jornalista e co-fundadora da Território da Notícia.

Painel 4 - Uma outra política: cidadania conquistada com luta
Convidados/as: Dra. Jurema Werneck (mediação), co-fundadora da ONG Criola e diretora da Anistia Internacional no Brasil; João Belmonte, arte-educador e fundador do projeto Geloteca; Nilma Bentes, ativista e co-fundadora do CEDENPA e Thula Pires, professora de Direito Constitucional da PUC-Rio.

Painel 5 - Grana preta: um jeito brasileiro de fazer negócio
Convidados/as: Eliane Dias (mediação), empresária e produtora executiva na Boogie Naipe; Dani Rodrigues, empresária, podcaster e CEO da Foco na Missão; Marina Dee, artist manager e head do Selo Extrapunk Extrafunk e Rachell Brasil, especialista em Gestão Pública e diretora Criativa do Lerato.