Topo

Doe uma árvore a partir de R$ 20 e ajude a reflorestar áreas desmatadas

Campanha global arrecada doações para o plantio de árvores no país - iStockphoto
Campanha global arrecada doações para o plantio de árvores no país Imagem: iStockphoto

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

29/09/2021 06h00

Reflorestar áreas desmatadas é uma das formas mais eficientes de reequilibrar o ciclo do carbono no planeta. Com esse objetivo o Restaura Brasil, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC) Brasil, encampa um movimento de doação de árvores a partir de R$ 20. A contribuição pode ser única ou ocorrer mensalmente no site da campanha.

Segundo os organizadores, a ideia é restaurar 1 bilhão de árvores no país até 2030. "O Restaura Brasil é uma campanha que mobiliza pessoas e empresas em um movimento coletivo em prol da restauração da vegetação nativa. Por meio da doação de árvores, é possível aumentar a escala da restauração florestal no Brasil e avançar no combate às mudanças climáticas", diz o site oficial do movimento.

Existem diferentes técnicas de restauração, e cada uma ajuda a solucionar um problema específico. No site do Restaura Brasil é possível conhecer as técnicas utilizadas e como elas funcionam.

Desde 2001, mais de 265 milhões de novas árvores foram plantadas nas ações de restauração da TNC até agora. A organização não-governamental trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente e o intuito é criar uma rede de doações da qual qualquer pessoa interessada pode participar.

Empresas também podem dar sua contribuição firmando parcerias com a TNC e incentivando a doação entre seus colaboradores, fornecedores e consumidores. As doações podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito.

Como contribuir

Acesse o site da campanha, escolha o valor da contribuição e o local onde quer que a árvore seja plantada e pague com boleto ou cartão de crédito.