Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #44: Mães solo, primeira infância e pandemia

Do Ecoa, em São Paulo

22/08/2021 06h00

Neste episódio de Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina foi buscar histórias de mulheres negras que são mães solo para entender como elas estão enfrentando este momento tão delicado da pandemia e qual tem sido o impacto disso tudo em suas vidas e no desenvolvimento das crianças.

Uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo em 2020 mostrou que 33% das mulheres que moram na capital paulista cuidam sozinhas de seus filhos. Elas são as únicas responsáveis pelo sustento financeiro e pelo cuidado dessas crianças. Com as escolas fechadas ainda cabe a elas explicarem sozinhas isso que estamos vivendo para os pequenos.

A técnica em enfermagem Camila Freires cuida sozinha do filho Heitor, de 4 anos. E para conseguir trabalhar com as escolas e creches fechadas, teve que se virar como pode. Mas ela já aponta as consequências. "Meu filho está com a fala atrasada e teve que voltar a frequentar a fonoaudióloga" (a partir de 3:21 do arquivo acima).

O estudo Primeiríssima Infância, Interações na Pandemia, realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em junho de 2021, mostrou que 27% das crianças de 0 a 3 anos voltaram a ter comportamentos de quando eram mais novas.

A psicóloga Juliana Prates explica que essas consequências não serão visas apenas nas crianças. Ela diz que as mães estão suportando a situação e conseguindo se equilibrar, mas que só saberemos o impacto disso tudo quando a pandemia passar.

"Não podemos nem viver o estresse pós-traumático porque ainda estamos no trauma. É muito difícil mensurar esses danos, mas já vemos sintomas, sentimentos de medo, tristeza, irritação, revolta e cansaço físico", diz ela. Essas mulheres estão sendo privadas de viver as delícias da maternidade, que existem! As experiências da maternidade com e sem a rede de apoio são absolutamente distintas" (a partir de 14:08 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.