Topo

Designers belgas transformam plástico descartado em utensílios de cozinha

Prato criado a partir de plástico reutilizado pela marca belga ecoBirdy - Divulgação
Prato criado a partir de plástico reutilizado pela marca belga ecoBirdy Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

13/08/2021 06h00

Repensar o uso de materiais que seriam descartados no meio ambiente e levariam décadas ou mesmo séculos para se decompor tem sido a função de muitos designers do mundo todo hoje em dia. Na Antuérpia, Vanessa Yuan e Joris Vanbriel, criadores da marca de design ecológico ecoBirdy, assinam a linha Mabo, composta por utensílios de cozinha feitos a partir de plástico reciclado.

Desde o lançamento de sua coleção de móveis infantis em 2018, a dupla vem mostrando que o material reaproveitado a partir da técnica de upcycling pode ser durável e bom para o planeta. Feitos de resíduos plásticos de cozinha reutilizados, uma matéria-prima conhecida como ecotileno, os utensílios têm visual que remetem ao mármore, resultado de um novo método de reciclagem considerado seguro e sustentável.

Os designers belgas desenvolveram uma técnica que separa os resíduos por cores antes da reciclagem, o que garante o maior controle estético do resultado. Essas características permitem a criação de um padrão único em forma de veios e uma paleta de cores terrosas. Já a borda curva evita que a comida escorregue do prato. "Nossas aspirações vão além de fazer artigos esteticamente agradáveis", diz Joris.

"Tudo o que fazemos reflete nossa profunda preocupação com o meio ambiente. Por isso oferecemos um serviço B2B para empresas que querem dar um novo destino aos seus resíduos plásticos", completa Vanessa.

Ao transformar resíduos em objetos inspiradores e habilmente projetados, somos capazes de causar um impacto maior

Vanessa Yuan, designer da ecoBirdy

A embalagem dos pratos Mabo é uma caixa dobrada em estilo origami a partir de uma única folha de cartão, que foi projetada para minimizar o desperdício de energia e material.