PUBLICIDADE
Topo
Meio ambiente

Meio ambiente

Coleta Seletiva: Descubra onde levar o lixo reciclável na sua região

Juliana Vaz

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

10/06/2021 06h00

Você é daquelas pessoas que separa os materiais recicláveis dentro de casa e depois não sabe o que fazer com eles? Para ajudar a dar o destino correto a esse tipo de resíduo, Ecoa montou uma lista compilando iniciativas de diversas cidades e regiões do país.

Se não há cobertura de coleta no seu bairro ou região, nem por uma cooperativa, pergunte diretamente a um catador que tipo de material ele aceita. Você também pode reunir a vizinhança e fazer pressão junto ao município para que a coleta seletiva seja iniciada ou ampliada.

REGIÃO SUL

Paraná

Curitiba

ColetaLixo - site informa a frequência, horários e dias da coleta, tipos de lixo, dicas de projetos

Londrina

A coleta seletiva é feita na região metropolitana de Londrina em parceria com 5 cooperativas: Cooper Região, Coopermudança, Cooperoeste, Cooper Refum e Coocepeve. Neste link, é possível ver qual das empresas faz a coleta em cada região da cidade por meio do Google Maps.

No site da prefeitura, há um guia dos materiais que podem ou não ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Maringá

Aqui você confere a lista de quais bairros e dias da semana a coleta seletiva porta a porta é realizada. Além disso, há ecopontos específicos para sucatas e vidros também destinados às cooperativas que trabalham só com esses materiais.

Vidros: COOPERVIDROS
Endereço: Estrada São Luiz, 2119,
Lote 31 B-A Gleba Ribeirão Pinguim, zona 52, Maringá/PR.
Contato: 98415-3410

Pilhas e baterias: Secretaria de Meio Ambiente. Tel.: 3293-8771.

Ponta Grossa

Veja aqui neste mapa os setores, dias e horários da coleta seletiva porta a porta, além dos locais de PEV. Há legendas que indicam quais tipos de materiais cada ponto de entrega voluntária aceita, dentre óleo, pilhas e baterias e até pneus.

Já no site da prefeitura, além de material sobre educação ambiental, há um cadastro prévio para condomínios residenciais que querem fazer coleta seletiva.

Foz do Iguaçu

Neste mapa é possível verificar os bairros e dias da coleta porta a porta.

Neste outro link, da prefeitura da cidade, há indicações de comércios que recebem de óleo, pneus a celulares e eletrônicos.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Na cidade há na cidade mais de 2.400 contêineres em 19 bairros para o descarte de resíduos orgânicos e rejeitos que tem coleta automatizada. No site da prefeitura é possível checar se há e quais dias e horários da coleta seletiva digitando o endereço no espaço indicado.

Neste site há informações sobre tipo de resíduos e quais são ou não aceitos pelas unidades de destino de coleta. Remédios, por exemplo, podem ser entregues em qualquer farmácia, pois de acordo com a lei municipal (11.329/2012) tem a responsabilidade de receber e encaminhar para o descarte adequado.

Caxias do Sul

Aqui é possível consultar o dia e horário da coleta porta a porta por meio do endereço. Não digite "rua" ou "avenida", só o nome da localidade.

São Leopoldo

A prefeitura criou esta lista com dias e horários da coleta em cada bairro.

Santa Catarina

Joinville

A administração da cidade disponibiliza um mapa de dias e horários em seu site e substitui o arquivo a cada atualização.

Para agendar a retirada de móveis ou eletrodomésticos inservíveis, basta entrar em contato com pelo WhatsApp da empresa concessionada WhatsApp: (47) 99993-0220 ou por telefone (47) 3441-0400, pois o serviço está incluso na Taxa de Limpeza Urbana.

Florianópolis

Neste site é possível consultar o itinerário da coleta seletiva de resíduos recicláveis, além dos endereços dos ecopontos da cidade.

Blumenau

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau tem atendimento por Whatsapp em horário comercial para tirar dúvidas e também informar sobre os horários e dias de coleta. WhatsApp: (47) 99997-6102

Chapecó

Existem três ecopontos na cidade, de acordo com o site da prefeitura: parque Epafi, sede da prefeitura e secretaria de serviços urbanos. O cronograma da coleta porta a porta pode ser consultada pelo site da empresa que realiza o serviço.

Itajaí

O portal do cidadão disponibiliza um mapa de dias e horários da coleta seletiva por região neste link.

REGIÃO SUDESTE

São Paulo

São Paulo

No site Recicla Sampa é possível conferir o dia e horário que as empresas Loga e Ecourbis, que junto com a prefeitura, coletam recicláveis porta a porta. No site da prefeitura há a listagem de Ecopontos de entrega voluntária de entulhos e demais materiais recicláveis.

São Bernardo do Campo

No site da prefeitura é possível acessar o mapa de regiões atendidas pelo serviço de coleta seletiva porta a porta.

Santo André

Além da coleta domiciliar, o município tem o projeto Moeda Verde, que realiza a troca de recicláveis (o quilo) por alimentos, com a ajuda do Banco de Alimentos. Há também 22 estações de coleta voluntária espalhados pela cidade em que cada morador pode fazer a disposição de no máximo de 1 m³ de resíduos, que é o equivalente a 10 sacos de lixo de 100 litros e até 4 pneus por mês. Os endereços estão aqui.

Santos

Neste site é possível conferir os dias e horários da coleta seletiva porta a porta.

A prefeitura oferece um cadastramento especial para recolher embalagens de vidro. Vale para pequenos comércios, com pouco volume, e grandes geradores domésticos, mediante agendamento. São considerados pequenos geradores comerciais os estabelecimentos e/ou condomínios não residenciais que geram quantidade de resíduos sólidos a 120 kg ou 200 litros diários.

Guarulhos

A coleta seletiva porta a porta, de acordo com a prefeitura, ainda está em expansão. Pelo site é possível checar quais regiões são atendidas, assim como os locais de entrega voluntária (LEV).

Campinas

O município conta com 15 ecopontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, resíduos de construção e inservíveis. Os horários e dias da coleta em cada bairro também estão disponíveis neste link.

Sorocaba

Cooperso - Tel.: (15) 3211-6194

Coreso - Tel.: 15-3227-6608/99698-0724

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Para checar se a rua que você mora tem coleta seletiva, é preciso checar a planilha disponibilizada no site da COMLURB. Ou ligue nos telefones indicados, de acordo com a região em que mora:

Zona Sul: 96620-3432 (Operacional da Coleta Seletiva) / 2244-4788 / 2244-4804. Zona Norte: 2593-7582 / 3275-1708. Zona Oeste: 3417-2084 / 3417-2094 / 3483-0841.

A Recicloteca, parceira da prefeitura, também ajuda a tirar dúvidas por telefone e WhatsApp em horário comercial:Telefone: (21) 96966-1792

Reciclagem de lâmpadas: Reciclus
Reciclagem de óleo de cozinha: PROVE Tel. (21) 2334-5902 ou (21) 2223-2664. E-mail: prove@ambiente.rj.gov.br
Reciclagem de Óleo lubrificante: Sindirrefino
Reciclagem de lixo eletrônico: Recicla
Móveis e sobras de reformas em perfeita qualidade podem ser doados para o Caçamba Solidária, um projeto criado por arquitetos da capital fluminense. Basta entrar em contato pelo perfil no Instagram e agendar a retirada gratuitamente.

Niterói

De acordo com a Companhia de Limpeza de Niterói, os dias e horários são:

Segunda a Sábado, a partir das 20h: Centro, Charitas,Ponta D'areia, São Lourenço, Fátima, Morro do Estado, São Domingos, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brazil, Ilha da Conceição, Jurujuba, Alameda São Boaventura.

Segunda/Quarta/Sexta de 7:00 às 18:00: São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Badu, Cantagalo, Cafubá, Piratininga, Jacaré, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato.

Terça/Quinta/Sábado de 7:00 às 18:00: Barreto, Engenhoca, Santana, Tenente Jardim, Fonseca, Cubango, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Rio D'ouro, Várzea das Moças

Minas Gerais

Belo Horizonte

Nos Pontos Verdes há dois containers: é descartado apenas o vidro em um e, no outro, papel, metal e plástico. Aqui, você confere onde estão distribuídos pela cidade, em cada região.

A coleta seletiva porta a porta é realizada em diversos bairros e na região metropolitana. O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes.

Uberlândia

Neste mapa criado pela prefeitura é possível checar os bairros atendidos e quais dias e horários a coleta é feita. Além dessas regiões, há postos de coletas na zona rural, em duas comunidades: Comunidade Olhos D' Água e Comunidade Tenda do Moreno.

Além da coleta seletiva semanal, há cooperativas de catadores subsidiadas pela prefeitura que também recebem doações de materiais. Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia - ACRU, Tel.: (34) 99650-0797. Associação dos Catadores Boa Esperança - ARBE, Tel.: (34) 99874-6554. Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos - ARCA, Tel.: (34) 99681-5774. Associação de Catadores de Material Reciclável do Bairro Taiamam - ASSOTAIAMAM, Tel.: (34) 99280-0000. Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia - CORU. Tel.: (34) 99798-1494. Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva - ABRC, Tel.: (34) 99998-223

Espírito Santo

Vitória

A coleta seletiva porta a porta atende diversos bairros, que podem ser consultados aqui. Além disso, há ecopontos, que são os PEVs (Postos de Entrega Voluntária) e distribuidos por diversos bairros e listados aqui.

Vila Velha

A coleta porta a porta é realizada em sete bairros da cidade: Praia da Costa, Itapuã, Itaparica, Coqueiral de Itaparica, Praia das Gaivotas, Jockey de Itaparica e Centro. E para os condomínios que queiram receber o serviço de coleta seletiva, é preciso preencher este formulário da prefeitura.

Em 2020, a prefeitura criou um canal de WhatsApp para esclarecer as principais dúvidas da população. Basta enviar um "oi" para o número: (27) 99817-5985.

Serra

Aqui é possível consultar a lista de Locais de Entrega Voluntária do município. São 95 ao todo.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Brasília

Nesta lista no site da prefeitura, é possível consultar dia e horário da coleta comum e seletiva de cada região da cidade.

Mato Grosso

Cuiabá

Várzea Grande

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

A concessionária de serviços de limpeza do município criou uma mapa interativo para consultar os dias e horários da coleta seletiva em cada bairro.

Em cada região há também cooperativas de catadores que recebem doações e ecopontos.

Coopernova, tel.: (67) 9947-9587. Coopervida, tel.: (67) 9932-9350. Coopersol, tel.: (67) 3045-2664. Coopermaras, tel.: (67) 9244-2935. Cata MS, tel.: (67) 9272-0430.

Três Lagoas

A coleta é realizada semanalmente na região. Os dias e horários podem ser consultados neste mapa. É preciso usar sacos de lixo verde, que podem ser solicitados pelos cidadãos pelo telefone (67) 3929-1249.

A empresa Financial Ambiental, concessionária que executa o serviço, também esclarece dúvidas por telefone: (67) 3524-8350.

Corumbá

Goiás

Goiânia

A Companhia de Urbanização de Goiânia criou uma lista dos bairros atendidos pela coleta porta a porta, disponível aqui. Para outras dúvidas, entre em contato pelo telefone da Comurg (62) 3524-8555 ou WhatsApp (62) 98596-8555.

Para descartar móveis e eletrodomésticos, basta realizar agendamento da coleta residencial pelo WhatsApp: 98596-8555 do projeto Catatreco, da prefeitura. Neste outro site é possível encontrar cooperativas de catadores para realizar doações de recicláveis.

Anápolis

Com a assinatura do novo contrato em 2020 entre a Prefeitura Municipal de Anápolis e a Quebec Ambiental, mais bairros da cidade deverão receber o serviço. A relação de bairros atendidos ainda não foi atualizada pela prefeitura, portanto o mais indicado é entrar em contato e verificar a disponibilidade do serviço na sua região. Tel.: (62) 3902-1200 ou 62 3902-1687.

Valparaíso de Goiás

Aqui é possível checar dias e horários da coleta porta a porta em cada bairro do município.

REGIÃO NORDESTE

Bahia

Salvador

Neste site é possível consultar os pontos de Entrega Voluntária na região metropolitana. Mas não há, até o momento, coleta seletiva porta a porta.

Um projeto chamado Vale Luz, oferece descontos na conta de luz em troca da doação de materiais recicláveis a condomínios, empresas e pessoas físicas.

Há postos fixos de coleta do projeto em Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Estação Pirajá do Metro.

As empresas e condomínios interessados em participar do projeto devem enviar um pedido para o e-mail eficiencia@neoenergia.com com as fichas de inscrição preenchidas. O documento está disponível no site.

Feira de Santana

Criado em 2020 pela estudante de arquitetura Laura Castro, este mapa indica os locais adequados para o descarte de materiais recicláveis na cidade. Ela compilou cooperativas e pontos de entrega voluntária em cada bairro.

Vitória da Conquista

O serviço de coleta porta a porta é feito pela Cooperativa Recicla Conquista. Há também ecopontos em que a cooperativa recebe materiais.

Ecoponto 01: Rua São Luis 717, Candeias (Lateral do estádio Lomanto Jr). Ecoponto 02: CSU - Av. Deraldo Mendes, Urbis 2. Ecoponto 03: Av. Panamá, Bairro Jurema. Escritório: SEMTRE - Av. Brumado, s/n, B. Brasil (Mercado Municipal). Neste link há os contatos diretos da equipe da cooperativa.

Ceará

Fortaleza

A coleta seletiva é realizada de segunda e quarta-feira em determinados bairros. A concessionária Marquise Ambiental não informa os horários.

A cidade tem cerca de 90 ecopontos, que majoritariamente atendem carroceiros, mas também recebem lixo de cidadãos. Confira aqui a lista de endereços.

Fortaleza criou um programa chamado de e-carroceiro em parceria com o Banco Palmas, que converte o peso dos recicláveis recolhidos e despejados nos ecopontos em créditos em um cartão que pode ser usado nos estabelecimentos participantes.

Pernambuco

Recife

O caminhão da coleta seletiva passa de casa em casa de segunda à sábado, a partir das 8h. Para consultar se seu endereço está dentro da área de coleta, digite o CEP e nome da rua neste link.

Além disso, há ecopontos distribuídos em toda região politico-administrativas. As EcoEstações recebem resíduos de construção civil, móveis velhos. O horário de funcionamento é das 8:00h as 16:00h, de segunda a sábado, exceto feriados. EcoEstação Imbiribeira, Av. Mascarenhas de Morais, ao lado do Viaduto Tancredo Neves. EcoEstação Arruda, Av. Prof. José dos Anjos, S/N. Ecoestação ibura, Rua Rio Tapado com a BR 101. EcoEstação Cohab, Av. Rio Largo com Avenida Santos. Ecosestação Totó, Rua Onze de Agosto com a Rua Nelson de Sena. EcoEstação Torrões, Rua Maestro Jones Jhonsson. EcoEstação Campo Grande, Av. Agamenon Magalhães. EcoEstação Torre, Rua Ciclovia República da Argélia. EcoEstação Barbalho, Est. do Barbalho, Iputinga. EcoEstação Via Mangue, R. Manoel de Brito.

Olinda

A cooperativa Coocenpipe coleta gratuitamente lixo reciclável no município. Basta entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99658-4497

Caruaru

A coleta seletiva porta a porta foi implementada no início de 2020 e em julho, a cidade do agreste pernambucano ganhou o primeiro galpão de triagem de recicláveis. Neste link é possível checar qual dia e horário a coleta passa por cada bairro.

Piauí

Teresina

Há 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) destinados à coleta seletiva: 9 postos são de 10 m³ e 12 postos são de 1,20 m³. Estão localizados nos seguinte bairros: Praça Desembargador Edgar Nogueira - Centro, Lagoa do Norte - São Joaquim, Encontro dos rios - Poti Velho, Av. Marechal Castelo Branco - Ilhotas, praça da Igreja Católica do bairro Bela Vista - Bela Vista, praça da Telemar - Mocambinho, avenida Dom Severino - Morada do Sol, avenida Nossa Senhora de Fátima - Fátima, praça das Violetas, Comercial Carvalho Mercadão - Itararé, Comercial Carvalho - Av. Barão de Gurguéia, Ponte Estaiada - Avenida Raul Lopes e praça da Vermelha, na avenida Barão de Gurguéia, praça das Palmeiras no bairro Saci. Neste link, é possível checar a localização em um mapa.

Maranhão

São Luís

São 18 ecopontos pela cidade e em 2020 foi inaugurado o serviço de coleta residencial, porta a porta, gratuito. A quantidade mínima de material acumulado deve ser de 100 litros - um saco de lixo grande. Você deverá entrar em contato para agendamento através do aplicativo WhatsApp (98) 99188-9990. O prazo então é de até 72h e é preciso que alguém esteja na residencial para entregar o material ao agente coletor.

Imperatriz

O caminhão da coleta seletiva percorre a rota às terças, quintas e sábados sempre durante o dia, nos bairros Maranhão Novo, Três Poderes, Juçara e Centro. Os pontos de entrega voluntária podem ser consultados neste link.

Alagoas

Maceió

Há quatro cooperativas na cidade que aceitam doação de recicláveis. Cooprel Reciclagem, tel.: (82) 99933-2478. Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió - COOPLUM, tel.: (82) 98840-2028. Cooperativa dos Catadores da Vila Emater - COOPVILA, tel.: (82) 9 9948-4731. Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis (COOPREL), tel.: (82) 98883-9930. A cidade conta com 17 PEVs e quatro ecopontos. Para tirar dúvidas, basta enviar uma mensagem para WhatsApp: (82) 98802-4834.

Arapiraca

A cidade tem coleta porta a porta em algumas regiões da cidade. A prefeitura criou esse calendário com dias e horários que o caminhão da coleta passa pelas ruas.

Rio Grande do Norte

Natal

Há duas cooperativas que atuam em parceria com a prefeitura da cidade. Coopcicla, tel.:(84) 3232-8814. COOCAMAR Cooperativa Catadores Coleta Seletiva RN, tel.: (84) 3232-8812. Há também os ecopontos localizados em alguns bairros: Ecoponto do Partage Norte Shopping - Zona Norte. Ecoponto da Delegacia da Receita Federal - Ribeira. Ecoponto do TCE - Tirol. Ecoponto da UNI-RN - Tirol. Ecoponto IFRN - Campus Central - Tirol. Ecoponto do SEBRAE-RN - Lagoa Nova. Ecoponto da OAB-RN - Candelária.Ecoponto do Shopping CCAB Sul - Capim Macio. Ecoponto do Praia Shopping - Ponta Negra. Ecoponto Natal Reciclagem - Cid. da Esperança. Natal Shopping Center - Candelária.

Mossoró

O posto de entrega voluntária (PEV) do município fica na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró - ASCAMAREM, Estr. da Raíz, 82-216 - Barrocas. WhatsApp: (84) 98621-2776.

Paraíba

João Pessoa

A coleta porta a porta acontece apenas em alguns bairros da cidade: Cabo Branco, Bessa, 13 de Maio, Mangabeira e Jardim Cidade Universitária. Para isso é preciso agendar a coleta pelo telefone: 99188-9990.

Sergipe

Aracaju

A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) realiza a coleta de recicláveis nas residências mediante agendamento prévio. Basta ligar para o telefone: (79) 3243-158.

Há quatro ecopontos que funcionam de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Estão nos bairros: Bairro Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont e 17 de Março. Outro serviço é o Cata Treco, que recolhe móveis e grandes volumes inservíveis, mediante agendamento prévio diretamente com a prefeitura pelo telefone: 3021-9908.

REGIÃO NORTE

Amazonas

Manaus

A coleta seletiva é feita porta a porta em alguns bairros do município pela concessionária Marquise. No site da empresa é possível consultar dia e horário que o caminhão passa em cada região.

A prefeitura oferece a coleta de móveis e eletrodomésticos inservíveis gratuitamente. Basta agendar a retirada pelo WhatsApp: (92) 98415-9563 ou 98459-5618. Neste mapa é possível encontrar o ponto de entrega voluntária mais próxima da sua casa.

Parintins

A cidade na divisa com o Pará tem apenas um ponto de entrega voluntária (PEV) no Centro Multifuncional do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Endereço: Av. Mario Ypiranga, 3280, tel.: (092) 2123-6700 / 2123-6706.

Pará

Belém

São 36 ecopontos na região metropolitana e distritos e 29 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), que estão espalhados por praças e vias de grande circulação. Confira aqui os endereços.

A Norte Óleo realiza coleta de óleo de cozinha usado gratuitamente. Basta agendar pelo telefone: (91) 98206-0352 ou Whatsapp: (91) 98761-1061, (91) 98581-5941.

Rondônia

Porto Velho

A coleta seletiva porta a porta é realizada pela concessionária Marquise. Para saber por quais bairros, dias e horários o serviço é realizado, consulte aqui.

A cooperativa Catanorte recebe materiais e está localizada na Vila Princesinha. Entre em contato por WhatsApp: (69) 99964-9208.

Ji-Paraná

A prefeitura em parceria com a cooperativa Coocamarji - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná, instalou containers de entrega voluntária de recicláveis, além da coleta porta a porta. O cronograma é segunda-feira no Urupá, Centro e Jardim dos Migrantes. Quarta-feira serão atendidos o Casa Preta e o Dom Bosco. Sexta-feira a Vila Jotão e o Nova Brasília. A coleta acontece no período da manhã. Tel.: (69) 99956-1294. Há um container no centro do município e em outros bairros.

Acre

Rio Branco

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Branco (Catar). Tel.: (68) 9989-2060.

Cruzeiro do Sul

Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cruzeiro do Sul (Copsul), endereço: Rua Hermogenes, 670, B.

Roraima

Boa Vista

Leve os recicláveis para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Terra Viva. Endereço: Rua Porto Velho, 309 - Nova Cidade. Tel.: (95) 99119-9250.

Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Boa Vista, tel.: (95) 9139-1917.

Caracaraí

Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Estado de Roraima Cata Tudo, tel.: (95) 99128-3878, E-mail: catatudo.cci@gmail.com.

Tocantins

Palmas

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas - Ascampa, tel.: (63) 98441-6750. Endereço: Asrse 105 Qif Lote 19B Avenida 105 S/n, Plano Diretor Sul. Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Porto Nacional, endereço: Jardim do Ypes II, Porto Nacional. ASCAMPA - Associação de catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas, tel.: (63) 9953?2103 / 3224?4819 / 9218?0513 / 8431?5017

Meio ambiente