Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #35: Sem Sueli Carneiro você não nos ouviria hoje

Do Ecoa, em São Paulo

06/06/2021 06h00

Este episódio de Conversa de Portão é dedicado a uma análise da vida e da obra da filósofa escritora e ativista do movimento social negro brasileiro Sueli Carneiro. Seus estudos inauguraram as discussões sobre enegrecer o feminismo e abriram caminho para uma série de entendimentos fundamentais na luta contra o racismo no Brasil.

Semayat Oliveira conversa com a jornalista Bianca Santana, que é autora do livro "Continuo preta: A vida de Sueli Carneiro", que fala sobre a mulher que existe por trás da filósofa e pesquisadora. "A vida dela é uma temática difícil, delicada, com entrevistas dolorosas. A mãe sofria violência doméstica, o pai era o agressor, mas era também um pai cuidadoso e dedicado à família", conta. "Sueli viveu dentro da casa dela o que era a opressão vivida pelas mulheres" (a partir de 4:43 do arquivo acima).

Sulei se afirma feminista e antirracista, e quando, em 1985, publica o estudo A Mulher Negra, com base em cálculos do senso do IBGE, ela mostra a desigualdade que existe entre as vidas de mulheres negras e brancas. "Ela, então, vira protagonista dessa necessidade de enegrecer o feminismo e de se considerar a raça como premissa na discussão de gênero" (a partir de 8:39 do arquivo acima).

Ainda neste episódio, a jornalista e pesquisadora Maitê Freitas, a arquiteta urbanista e pesquisadora Gabriela Gaia e Juliana Gonçalves, jornalista e ativista falam da influência da obra de Sueli Carneiro em suas vidas e em como seus pensamentos abriram os caminhos para as novas gerações (a partir de 12:16 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.