Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #28: "A arte é essencial na vida de todos", diz ator da Netflix

De Ecoa, em São Paulo

24/04/2021 06h00

Mais conhecido como o Isac de "Cidade Invisível" e Marcel de "Irmandade", séries da Netflix, o ator Wesley Guimarães é o convidado deste novo episódio do podcast.

Na conversa com o apresentador Yago Rodrigues, o artista falou sobre sua trajetória profissional e sobre a importância de valorizar a produção audiovisual do Brasil.

"Sou muito sonhador, sempre fui, e é isso que me move. Mas existem barreiras que são colocadas, um sistema muito bem estruturado que tenta puxar a gente pra fora das oportunidades e isso é muito cruel, muito maçante", disse o ator (a partir de 5:23 do arquivo acima).

Guimarães começou a atuar profissionalmente ainda na adolescência. Chegou a pensar em desistir de viver de arte, até ser escolhido para atuar no longa "Tungstênio" (2018), um divisor de águas para sua carreira.

"A gente tem uma forma única de fazer audiovisual, de fazer cinema e infelizmente muitos dos nossos não valorizam porque falta incentivo também, falta divulgação", disse (a partir de 25:12 do arquivo acima).

O ator destacou que a importância da arte se tornou mais evidente durante o confinamento. "A arte é essencial na vida de todo ser humano", afirmou (a partir de 27:36 do arquivo acima).

Para ele, o caminho para a valorização do audiovisual nacional é ter mais investimentos e ser mais visto: "Que venham mais trabalhos, que a gente seja muito mais valorizado e que nossos governantes possam olhar pra gente com um pouco mais de empatia", concluiu (a partir de 27:44 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.