Topo

Plataforma brasileira de voluntariado chega ao Chile e a Portugal

Trabalho voluntário - Getty Images
Trabalho voluntário Imagem: Getty Images

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

25/11/2020 04h00

Há alguns meses falamos aqui sobre o projeto Crescer e Semear, uma ONG que nasceu com o propósito de levar educação alimentar, nutricional, financeira e socioambiental a crianças de escolas públicas em Blumenau (SC), se espalhou por outros estados brasileiros e ajudou a distribuir alimentos arrecadados durante a pandemia.

A iniciativa foi impulsionada a partir de uma parceria com o Transforma Brasil, plataforma de incentivo ao voluntariado com quase 200 mil brasileiros cadastrados. Agora, o movimento de engajamento cívico expande sua atuação para o Chile e para Portugal ainda em 2020.

Os organizadores contam que o objetivo da plataforma nos dois países é criar um ecossistema social consistente para conectar organizações e voluntários, mas também empresas, universidades e todos os atores da sociedade, além de mobilizar e desenvolver parceiros locais de acordo com a região e causas em que atuam.

Coimbra

O Transforma Brasil chegou a Coimbra, em Portugal, no último dia 17 de novembro, com o nome de Universidade Coimbra Transforma. O movimento atuará na cidade em parceria com a Universidade de Coimbra para engajar os estudantes e a comunidade acadêmica em temas da sociedade e assuntos emergenciais.

No Chile, o movimento será lançado na primeira semana de dezembro, com o nome de Transforma País. Lá, a plataforma, que será coordenada com um parceiro local, terá o desafio de conectar projetos e iniciativas sociais além de promover o trabalho voluntário no país.