PUBLICIDADE
Topo

Adolescentes se unem para enfrentar a crise climática no Reino Unido

Ativista do clima Greta Thunberg durante protesto em Bruxelas - Johanna Geron
Ativista do clima Greta Thunberg durante protesto em Bruxelas Imagem: Johanna Geron

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

20/11/2020 13h00

Do Rio de Janeiro a Berlim, os cerca de 4 milhões de jovens que ocuparam as ruas do mundo inteiro em 20 de setembro do ano passado para mostrar sua insatisfação quanto à postura dos governantes em relação às mudanças climáticas deixaram claro que a união dos adolescentes é essencial para que haja uma mudança efetiva no cenário global.

No livro "How You Can Save the Planet", que será lançado no ano que vem, o autor Hendrikus van Hensbergen reúne uma série de jovens que, inspirados pela ativista sueca de 17 anos Greta Thunberg, estão liderando ações importantes no Reino Unido.

O autor é CEO da instituição de caridade ambiental para jovens Action for Conservation (AFC), que fundou em 2014, enquanto trabalhava para o WWF, depois de perceber a ausência de uma instituição de caridade com o único propósito de envolver os jovens na ação ambiental.

A publicação conta histórias como a de Hana, uma jovem de 15 anos do noroeste da Inglaterra que ajuda a coordenar as greves em escolas em sua área. Ela é embaixadora da Action for Conservation e participa ativamente do Projeto Penpont da instituição. Com sede no Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales, é o maior projeto de restauração da natureza liderado por jovens atualmente.

No sudeste da Inglaterra, Serena, 17 anos, participou pela primeira vez de um protesto climático aos 11 anos, depois de testemunhar a destruição causada por incêndios florestais na Califórnia. Ela se tornou membro da Action for Conservation e vem aprimorando o desejo de proteger a natureza participando de ações em seu país.

A Action for Conservation também trabalha com escolas secundárias para inspirar e capacitar estudantes na defesa do meio ambiente. Para contribuir com a causa, é possível fazer doações via cartão de crédito ou Paypal no site da instituição.