PUBLICIDADE
Topo

Produção periférica ganha destaque em festival online da Ação Educativa

Trupe Liuds se apresenta no evento Estéticas das Periferias  - Divulgação
Trupe Liuds se apresenta no evento Estéticas das Periferias Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

02/11/2020 10h00

A vanguarda artística das regiões periféricas brasileiras ganha destaque até o dia 8 de novembro no festival Estéticas das Periferias, que chega à décima edição, desta vez totalmente online.

O evento promovido pela Ação Educativa — associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, cultura e juventude— destaca a produção de grupos formados, majoritariamente, por jovens entre 18 e 29 anos, a maioria composta por mulheres, totalizando 5 mil artistas, em 640 atividades como oficinas, intervenções, debates e palestra.

Nesta segunda (2), às 20h, o evento Asas Abertas traz uma roda de conversa sobre a importância da produção literária feminina no cárcere. Mediada por Cissa Lourenço, a roda reúne outras três poetas egressas do sistema penitenciário.

Na terça (3), às 15h30, é a vez do workshop de funk com o projeto Academia do Funk. No mesmo horário acontece a apresentação online de "Onde os Neandertais Vão Para Morrer", novo espetáculo do Grupo Pandora de Teatro, uma peça idealizada durante a pandemia para tempos de isolamento.

Quinta, às 16h40, a Trupe Liuds apresenta a contação de histórias "Tambu e Candongueiro", criada a partir dos pontos de Jongo, ritmo característico da região Sudeste. Há, ainda, uma infinidade de eventos que dão uma amostra da diversidade cultural das periferias brasileiras.

Este ano, o festival optou por incorporar na programação artistas periféricos de todo o país, pela participação online, explica Eleilson Leite, coordenador de Cultura da Ação Educativa. "Assim, o Estéticas da Periferia aprofunda seu sentido, que é o de dar visibilidade para vanguardas culturais que construíram uma enorme rede de cultura periférica nas últimas décadas e criar e fortalecer redes entre elas."

A agenda de atrações segue até o dia de encerramento, no próximo domingo (8), incluindo eventos focados na comunidade LGBTQI+, promovidos com as Fábricas de Cultura; mostras de poesia em parceria com a Casa das Rosas; e campeonato de SLAM, com o Instituto Moreira Sales.