PUBLICIDADE
Topo

Final feliz

"Curta Essa com Zac Efron" é uma divertida jornada por uma vida mais verde

Zac Efron em cena da série documental "Curta Essa com Zac Efron", da Netflix - Divulgação/Netflix
Zac Efron em cena da série documental 'Curta Essa com Zac Efron', da Netflix Imagem: Divulgação/Netflix

Mariana Tramontina

Colaboração para o Ecoa

28/08/2020 04h00

"Curta Essa com Zac Efron" é definitivamente um título vago (e bobo, convenhamos) que pouco diz sobre sua essência. O novo programa de culinária e viagens da Netflix, comandado pelo ator de "High School Musical", agora crescido, e pelo guru dos superalimentos Darin Olien, é uma divertida jornada pelo mundo em busca de como viver bem e com sustentabilidade.

A primeira temporada tem oito episódios de cerca de 40 minutos, e em cada um deles a dupla viaja para um país diferente, aprendendo sobre seus meios de produção e conversando com cientistas e produtores locais. E, além de tudo, está cheio de imagens incríveis de alguns dos lugares mais bonitos do mundo.

E há muito para ver! O programa atravessa a Islândia, a floresta amazônica, Paris, Sardenha e outros lugares em busca de uma vida mais verde. Entre uma novidade e outra, há algumas revelações óbvias, como a de que a água engarrafada faz mal ao meio ambiente (e, de quebra, não faz nada pela sua saúde!). Mas os destinos da dupla, como uma vila ecológica na Costa Rica, são extremamente fascinantes.

O primeiro episódio, na Islândia, fala sobre a energia sustentável e como o país vem substituindo combustíveis fósseis pelo hidrogênio. Em Londres, Efron e Olien se reúnem com apicultores urbanos para mostrar como as abelhas podem produzir mel mais saudável quando não estão em contato com plantas imersas em pesticidas.

Na Amazônia peruana, em Iquitos, eles escalam árvores para explorar maneiras naturais de reforçar o sistema imunológico. Em Lima, aprendem sobre uma criptografia que pretende garantir o suprimento de comida para sobreviventes de um evento apocalíptico. Na França, eles trazem informações sobre a pureza da água e se encontram com um "sommelier da água".

"Curta Essa com Zac Efron" não é um programa que se aprofunda em seus temas, mas serve como uma introdução de pesquisa aos conceitos que mostra. E, embora muitas vezes desajeitado, o ator usa a plataforma e seu sucesso para gerar interesse em estilos de vida mais saudáveis, tanto pessoal quanto ambiental, ao mesmo tempo em que reflete sobre a cultura das celebridades e como a fama o deixou alienado.

Estamos viajando o mundo para encontrar novas perspectivas para velhos problemas.

A verdade é: qualquer pessoa à procura de um documentário sério sobre ambientalismo e sustentabilidade provavelmente passaria reto por algo que tenha Zac Efron como estrela. Mas a visão de mundo do ator e suas reações às descobertas são tão genuínas e sinceras que, mesmo que ele não seja um especialista nos temas, é contagiante perceber que ele quer realmente ajudar a tornar o mundo um pouco melhor. No fim, estamos vendo ali dois caras empolgados em aprender (e mostrar para outras pessoas) coisas legais sobre o planeta Terra.

Zac - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Zac Efron e Darin Olien experimentam frutas exóticas na série 'Curta Essa com Zac Efron'
Imagem: Divulgação/Netflix

Final feliz