Tony Marlon

Tony Marlon

Siga nas redes
Reportagem

Três filmes e dois livros para você chegar transformada após o feriadão

Três filmes e dois livros. Passando por eles até o domingo à noite, capaz que você chegue do outro lado do feriadão transformada de alguma maneira. A gente sempre chega mudada do outro lado de um dia, de um jeito ou de todos. O diferente aqui é de onde parte o estímulo: dos encontros das últimas 24 horas ou daquele filme preferido que você assistiu na véspera de dormir? Comecemos pelos filmes.

Quem Se Importa, 2014

Aquele que abriu as portas e apontou caminhos, lá atrás, a quem gostaria de fazer mais com os seus talentos e habilidades. Dirigido pela brasileira Mara Mourão, o filme conta a história de pessoas ao redor do mundo que colocaram as suas vidas à disposição da mudança das coisas, para o melhor para todos os seres ao mesmo tempo. O trailer pode ser assistido aqui.

Malala, 2015

Você e eu conhecemos a paquistanesa Malala Yousafzai pelo que foi acontecido a ela: um atentado do Talibã que quase tirou a sua vida, enquanto ia para a escola. No filme, a gente conhece o que Malala fez com o que fizeram com ela: trabalha incansavelmente para que o mundo garanta o direito do acesso à educação para todas as mulheres. O trailer você assiste aqui.

AmarELO: é tudo pra ontem, 2020

Veio ao mundo em dezembro, no auge da pandemia da COVID 19. Nele, Emicida conta um show do álbum de mesmo nome que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo. Eu ainda acho, vivo dizendo isso por aí, que eu ainda acho que AmarELO não foi reconhecido como merece: as músicas por si, mas também tudo que foi construído ao redor dele. Gosto de pensar como um álbum movimento, que resgatou uma conversa muito importante sobre autocuidado, saúde mental, respiro, quando mais estávamos precisando disso. E mais: no filme as pessoas podem conhecer e reconhecer a importância histórica dos movimentos negros brasileiros. O trailer você assiste aqui.

Para fugir das telas, que são excessivas para uma maioria de nós, sempre ele: um livro. Um dos poucos lugares em que ainda não entrou publicidade para cortar nossa atenção e as nossas economias. Nem vou dar ideias sobre isso, parei aqui. Eles, minhas três indicações.

O Banqueiro dos Pobres. A Evolução do Microcrédito que Ajudou os Pobres

Continua após a publicidade

Um banco especializado em emprestar dinheiro aos empobrecidos - já que a pobreza não é uma identidade, mas uma condição. E fazer isso, especialmente, com as mulheres. Com alguns poucos dólares, estudados à exaustão sobre o quanto, o economista Muhammad Yunus fundou o Banco Grameen, em Bangladesh. A ideia se espalhou pelo mundo, só no Brasil existem mais de 150 bancos inspirados nesse modelo. No livro, tudo que está por trás de uma ideia simples, mas que levou Yunus a ganhar o Prêmio Nobel.

Continuo Preta: a vida de Sueli Carneiro

Escrito por Bianca Santana, a história de uma das maiores intelectuais brasileiras é um presente para o nosso país, só falta uma parte dele se dar conta disso. A outra parte tem essa consciência desde que escutou Sueli Carneiro falando a primeira vez, mais de quarenta anos atrás. Os brasis que o Brasil insiste em fingir que não aconteceu passa pelo olhar e pensamento de Sueli, e pelas páginas desse livro que já nasceu histórico.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes