Topo

Família Schurmann registra epidemia de plástico em praias desertas; veja

Bárbara Forte

de Ecoa

14/10/2019 20h32

A família Schurmann, conhecida por velejar ao redor do mundo, deu início a uma nova expedição com o objetivo de alertar sobre o problema do plástico e conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente.

A Conexão Schurmann Mares Limpos levou atores e influenciadores digitais para percorrer as águas entre Rio de Janeiro e São Paulo, comprovando a epidemia que assola o planeta: mesmo praias desertas estavam cobertas de plástico. Algumas embalagens, entre elas uma tampa de margarina, aparentavam ter mais de 20 anos.

A ação, realizada entre os dias 19 e 26 julho deste ano, tornou-se um documentário que será lançado nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente, antecipado com exclusividade por Ecoa. O vídeo tem 11 minutos de duração e evidencia a invasão de embalagens descartáveis e microplástico em paisagens paradisíacas, além de sugerir soluções e comportamentos que podem ajudar a reverter esse cenário.

Tripulação de influenciadores

Participaram das navegações os atores Hugo Bonemer, Priscila Sol e Dani Moreno; o youtuber Maicon Santini; o podcaster e apresentador Felipe Solari; a jornalista ambiental Paulina Chamorro, e o fundador do Instituto Ecosurf João Malavolta. Eles tiveram a experiência a bordo do veleiro Kat e convidaram os seguidores de suas respectivas redes a refletir e adotar um comportamento mais responsável e sustentável.

Três gerações Schurmann lideram a iniciativa: o casal Vilfredo e Heloisa, os filhos David e Wilhelm - e sua companheira, Erika - e o neto Emmanuel.

"Reunimos a bordo uma tripulação sensível e engajada. Naturalmente, chegamos a um conteúdo revelador e inspirador. Por isso, decidimos, junto com a ONU Meio Ambiente fazer desse vídeo um instrumento público de conscientização", diz David Schurmann, cineasta e diretor da produção.

Mesmo em ilhas desertas, as praias estavam cobertas de plástico - Divulgação/Família Schurmann
Mesmo em ilhas desertas, as praias estavam cobertas de plástico
Imagem: Divulgação/Família Schurmann

O vídeo é parte da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, que, há dois anos, tem inspirado governos, empresas e sociedade a se engajar na luta contra os plásticos descartáveis e sua consequente invasão aos oceanos.

Segundo dados da organização, estima-se que, todos os anos, de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico cheguem aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100 mil animais marinhos e de 1 milhão de pássaros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Meio ambiente