PUBLICIDADE
Topo

Débora Garofalo

Dicas de leitura para inserir a robótica educacional em sala de aula

Débora Garofalo

Com foco em educação criativa, traz dicas e insights sobre como driblar obstáculos de falta de estrutura, tempo e material para encantar alunos e alunas na sala de aula

21/10/2020 04h00

A robótica ainda é um assunto que assusta os educadores brasileiros, que acreditam que para inserir o tema nas aulas é necessário ter pleno domínio do assunto e acabam desistindo de inserir esse relevante assunto nas aulas, porém é preciso salientar que também temos avanços nesta área como a implementação do componente de tecnologia e inovação na Rede Estadual de São Paulo em que um dos pilares é o trabalho com o pensamento computacional.

Minha experiência e trajetória docente mostrou que é possível ensinarmos se nos colocarmos no lugar de aprendente, ofertando desafios e problemas reais, para que através da robótica dos estudantes possam estar encontrando soluções.

Por isso, costumo dizer, que a robótica hoje é um a importante e poderosa ferramenta para alavancar o processo de aprendizagem, porque através dela os estudantes têm a possibilidade de se aproximar de soluções para o território educativo e vivenciar a aprendizagem em formato de experimentações, construindo soluções com as mãos, trabalhando na prática com situações de colaboração, empatia que são receitas de sucesso em que cada vez mais procuramos caminhos para inovar nas aulas e trabalhar com aprendizado que seja efetivo e significativo aos estudantes.

O ensino de robótica é para todos anos e séries e em qualquer área do conhecimento. O pilar do pensamento computacional auxilia no entendimento prático de diferentes áreas do conhecimento, em que pode ocorrer de uma maneira simples pautado na cultura maker, programação desplugada, programação e robótica, mobilizando a criatividade e o pensamento crítico, habilidades essenciais aos estudantes. .

Assim, reunimos algumas sugestões de leitura para te inspirar a inserir o ensino de robótica em suas próximas aulas.

Gratuitos

Ebook Nave a Vela

Quer se aventurar pelo mundo da cultura maker? O nave a vela preparou esse ebook que traz algumas atividades que podem ser adaptadas para que você possa iniciar com cultura do faça você mesmo. Para receber o material, é necessário fazer um pequeno cadastro.

Arduino Básico

Que tal começar a compreender um pouco mais de robótica através de um material que foi desenvolvido pelo Vale do Silício? O material é gratuito e está disponível para baixar aqui, mediante a um cadastro e aborda de um jeito simples o que é o Arduíno (placa programável) e como dá com ele os primeiros passos na programação.

O benefício de ensinar robótica e programação para as crianças.

O material foi desenvolvido pela agenda azul e é gratuito e está disponível para baixar aqui, mediante a um cadastro. A obra irá abordar a importância de ensinar a linguagem de programação, robótica educacional para as crianças e como devemos trabalhar com a matemática de uma maneira contextualizada a programação e a robótica.

Livros

Introdução a Robótica

A obra foi escrita por Maja J. Mataric e aborda temas como a definição de robótica, a história da robótica, os componentes do robô, locomoção, manipulação, sensores, controle, arquiteturas de controle, representação, comportamento, navegação, robótica em grupo, aprendizagem e o futuro da robótica. Esse livro é perfeito para quem quer entender mais sobre o tema e se aventurar para levar o tema para as aulas.

Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira

Lançado recentemente o livro foi organizado por Paulo Blikstein e Rodrigo Barbosa da Silva e traz uma retrospectiva do ensino de robótica no Brasil. A obra foi estruturada para abordar experiências inovadoras na educação brasileira, permitindo que professores pudessem trazer os seus relatos, pesquisas e teses acerca do tema, possibilitando ao leitor que se aventure a levar o ensino de robótica para dentro da sala de aula. Além do Paulo Blikstein ser um profundo conhecedor sobre assunto e professor de Stanford com diversos trabalhos reconhecidos na área.

A robótica para uso educacional

Esse é outro livro recém lançado sobre o tema e foi escrito pelo Flavio Rodrigues Campos, que é consultor do CIEB (Centro de inovação da Educação Brasileira), tendo contribuído para o lançamento para um currículo de tecnologia e nesta obra irá abordar a robótica no âmbito educacional. O autor vai perpassar a história da robótica e sua prática no universo escolar tanto no setor privado como no público, chamando a necessidade do letramento em inteligência artificial e habilidades necessárias para que os estudantes exerçam o seu papel na sociedade.

Espero que essas dicas, professor, possam contribuir para a compreensão do universo do pensamento computacional e fique à vontade para compartilhar dicas de leituras, aqui nos comentários, que não esteja contemplado nessa lista, ajudando a inspirar outros professores a começarem.

Um abraço e ótimas leituras!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.