PUBLICIDADE
Topo

Débora Garofalo

Cidadania digital e a importância de levar esse tema a sala de aula

Débora Garofalo

Com foco em educação criativa, traz dicas e insights sobre como driblar obstáculos de falta de estrutura, tempo e material para encantar alunos e alunas na sala de aula

04/11/2020 04h00

Estamos vivenciando um ano atípico a Educação com muitos desafios! Em que há muito há por fazer, como por exemplo a regulamentação do novo FUNDEB, prioridade da política de educação conectada, formação docente entre outros.

Assistimos professores se reinventarem e a tecnologia como uma possibilidade de seguir com as aulas e junto dela a necessidade de levarmos temas a sala de aula, como a cidadania digital.

Nossos estudantes, são nativos digitais, pertencentes a uma geração que está sempre conectada em que algumas características estão:

  1. Adaptação a realização de múltiplas tarefas;

  2. Dificuldade com formatos analógicos;

  3. Desenvolvimento da consciência social e

  4. Valorização da colaboração.

Diante deste cenário, sabemos que são pontos que dependem de um trabalho pedagógico para que os estudantes compreendam que apesar de serem nativos digitais e serem consumidores de tecnologia, eles possuem potencial para serem produtores dela, através de um trabalho que perpassa o letramento digital, a cultura digital e a cidadania digital.

Para levar a sala de aula

Assim o trabalho em sala de aula consiste em orientar e direcionar o trabalho junto aos estudantes e abaixo reunimos alguns pontos importantes para direcionar esse trabalho com algumas dicas para iniciar esse trabalho. Vamos juntos?!

Todos devemos ter direitos e deveres na Internet

Dialogar, trazer estudos de casos das redes e demonstrar aos estudantes o que colocamos na Internet fica. Existe uma série de atividades que podem ser exploradas para realizar esse trabalho, como demonstrar alguns diálogos na Internet e nas redes sociais, abordar os aspectos da fake News, trabalhar aspectos da Internet Segura.

Se os estudantes estiverem no Ensino Médio pode ser trabalhado para reflexão alguns pontos do filme "O Dilema das Redes" disponível na Netflix. Também para todas as idades há material disponível na Safernet, Instituto Palavra Aberta, através de infográficos e educação midiática, com roteiros de aulas.

Combater o ódio com harmonia

É normal vemos discussões infinitas nas redes e muitas propagações de ódio, mostrar aos estudantes que esse é um espaço também para se desculpar é importante e nada melhor do que trazer estudos de casos para isso em situações para que exponham como seria a melhor atuação para caso a caso. A reflexão é essencial para termos mantermos uma relação saudável com o mundo digital.

Não use os dados dos outros

Estamos lidando com aulas mediada com tecnologia, e é fundamental trabalhar com os estudantes essa questão, sabe aquela história amigos, amigos, senhas à parte é hora de trabalhar com esse aspecto nas aulas e mostrar tudo o que implica legalmente o uso de senhas de maneira indevida. Aqui vale convidar órgãos públicos especialistas neste tema para conversar com estudantes.

Tecnologia a favor da aprendizagem

Por fim, um ponto essencial para trabalhar com os estudantes é demonstrar a eles o potencial que a tecnologia tem para alavancar o processo de aprendizagem e esse sem dúvida é um momento fundamental para trazer esse ponto e mostrar todo o potencial para transformar os estudantes em protagonistas.

Educadores, aproveite o espaço dos comentários e nos conte como você trabalha com esse tema em sala de aula. O seu relato pode inspirar muitos outros educadores pelo Brasil a iniciar essa importante discussão.

Um abraço,

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.