Topo

Receitas


Sua comida está segura? Veja como manter alimentos saudáveis na geladeira

Dicas podem evitar que você pegue alguma infecção alimentar - Getty Images/iStockphoto
Dicas podem evitar que você pegue alguma infecção alimentar Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL

30/10/2019 17h31

Às vezes você esquece um alimento na geladeira e só vai perceber quando um cheiro forte aparece? Para evitar esses problemas, o Departamento de Agricultura dos EUA divulgou algumas dicas para conservar comidas do jeito certo.

De acordo com as diretrizes do Departamento, produtos perecíveis, como carnes, aves, frutos do mar, ovos ou sobras que foram mantidos acima de 4 graus Celsius por mais de duas horas, devem ser descartados.

A agência diz que há pouca flexibilidade na regra. Se você estender para até três horas fora da geladeira, aumenta o risco de bactérias potencialmente mortais, como a Listeria.

Manter alimentos em temperaturas não adequadas pode gerar o surgimento de bactérias - Getty Images/iStockphoto
Manter alimentos em temperaturas não adequadas pode gerar o surgimento de bactérias
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Alimentos muito salgados são geralmente considerados resistentes a temperaturas quentes prolongadas, como o bacon. Porém, essas comidas também devem ser descartadas se passarem três horas fora da geladeira. A regra também se aplica a itens pré-cozidos.

Como regra geral, os refrigeradores podem manter uma temperatura de 4 graus Celsius por cerca de quatro horas sem energia, um freezer cheio pode permanecer congelado por cerca de 48 horas se as portas forem mantidas fechadas.

Caso alimentos congelados descongelarem parcialmente, eles ainda serão seguros se houver cristais de gelo dentro deles ou se os alimentos ainda estiverem abaixo de 4 graus Celsius.

Receitas