Topo

ANÁLISE

Renault Kardian é lançado: veja preços, versões e primeiras impressões

Rafaela Borges

Colunista do UOL

19/03/2024 15h00

O mais importante lançamento da Renault do Brasil nos últimos anos chega no dia 20 de março às concessionárias. Trata-se do Kardian, que a marca chama de SUV B compacto, uma denominação mais técnica para os utilitários-esportivos compactos. São modelos como Pulse e Nivus, que têm carroceria mais próximas às de hatch - mas com maior vão livre do solo.

O Kardian promove a estreia do novo motor 1.0 turbo, da mesma família do 1.3 turbo de Duster e Oroch - e também de alguns modelos da Mercedes-Benz, como o GLA. Vem também com câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens.

Este é também o primeiro produto feito sobre a plataforma RGMP (sigla em inglês para plataforma modular do Grupo Renault). A base dará origem, em seguida, a um SUV médio (como Compass, Corolla Cross e Taos). Esse produto deverá ser o primeiro híbrido flex da Renault.

O Kardian chega em três versões, cujos preços serão mantidos iguais aos da pré-venda, aberta em fevereiro. A de entrada, Evolution, custa R$ 112.790. É a única com freio de estacionamento manual. Traz também seis air bags, faróis Full-LEDs (sem sistema antiofuscamento, diferentemente de Pulse e Nivus), sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, central multimídia com tela de 8" e painel digital de 7". A partida é por botão.

Saiba impressões ao dirigir e mais detalhes sobre o Kardian no vídeo acima.