Topo

Pedreiromóvel: carro de dar inveja ao Lata Velha tem até tijolo rebocado

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2022 04h00

Apresentado por Luciano Huck, o quadro "Lata Velha" (TV Globo) rendeu polêmica em seus primeiros anos de exibição com transformações excêntricas e até bizarras de veículos. Dentre elas, uma das mais famosas é o Pedreinomóvel - um Volkswagen Logus 1996 cuja carroceria foi caracterizada em 2010 com estampa imitando tijolos e azulejos, além de colheres de pedreiro no lugar das maçanetas.

O carro controverso rendeu piadas e virou meme até aparecer recentemente largado e deteriorado em Macaé (RJ). Muitos não sabem, mas existe outro Pedreiromóvel, muito mais "raiz" e fiel ao conceito idealizado pela produção de Huck há mais de uma década.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O veículo aparece em um vídeo que circula nas redes sociais: trata-se de uma picape bastante deteriorada, aparentemente construída de forma artesanal a partir de um velho Ford Escort. Detalhe: a parte traseira da cabine literalmente é feita de cimento e tijolos.

Não conseguimos identificar a data nem o local da gravação, que mostra o responsável pelo projeto rebocando os tijolos com uma colher de pedreiro. Ele justifica a escolha do material inusitado: "Fazer a funilaria de um carro custa muito dinheiro", explica Seu Mané, que se autointitula, de forma bem-humorada, como o "engenheiro" Manoel Alves de Sá.

Ele acrescenta que tem "vários" veículos transformados de maneira semelhante, com o mesmo material usado para erguer paredes de imóveis.

Seu Mané ainda sugere fazer o mesmo serviço no veículo de possíveis clientes. "Ponho azulejo em carros para qualquer pessoa", completa.

Uma coisa é certa: na condição em que o Pedreiromóvel "raiz" está, não tem condições legais para rodar em vias públicas por total falta de segurança - qualquer adaptação na carroceria e na estrutura original exige vistoria e mudança na documentação.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.