Topo

Motorista pula de caminhão em movimento antes de capotar; assista

Vinicius Rangel

Colaboração para Carros, em Vitória (ES)

14/04/2023 19h08

Em uma fração de segundos o motorista de um caminhão-baú pulou com o veículo em movimento para escapar de um acidente. Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento. O condutor acredita que houve pane no sistema dos freios.

O flagrante aconteceu na tarde de ontem, na cidade de Mimoso do Sul (ES). Na imagem é possível ver o veículo descendo desgovernado pela Rodovia ES 177, com uma das portas aberta e pisca-alerta ligado. Em seguida o condutor, em uma atitude de desespero, larga a condução e pula com o veículo em movimento.

No vídeo ainda é possível ver o momento em que o caminhão sozinho invade a contramão da via, bate um barranco e capota de lado. Nesse mesmo instante passa um automóvel que por pouco não é atingido. Moradores assustados correram para fora e viram a cena de perto. O motorista por sorte, não se feriu.

O local onde o acidente aconteceu fica no bairro Alto Sebastião. Ao UOL Carros, os moradores relataram que conversaram com o motorista e ele alegou que minutos antes tinha parado em uma oficina mecânica para avaliar um possível problema nos freios do veículo.

Segundo o Gilberto Carvalho, 57 anos, o condutor que informou que durante a revisão foi tirada uma peça chamada de eixo cardan, peça que tem função de transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial e depois para as rodas do veículo. A peça garante que, em terrenos irregulares, a força chegue às rodas sem a perda de potência. Porém, ela tem vida útil e estaria desgastada.

"O rapaz veio desesperado aqui porque foi todo mundo para a rua para ver o que tinha acontecido. Ai ele explicou que estava na oficina vendo sobre pane nos freio e que provavelmente houve dano no sistema, porque antes os freios pararam de funcionar. Ele conseguiu estacionar lá. A peça foi tirada pelo mecânico sem que houvesse algo que escorasse também o caminhão e com isso ele desceu direto a ladeira. Foi um estrondo, um susto grande", contou Gilberto ao UOL Carros.

A empresa responsável pelo caminhão foi acionada e um guincho retirou o veículo da via após duas horas do trecho interditado.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.