Como economizar combustível com seu carro?
Há várias maneiras de reduzir o consumo de um automóvel. Você sabe tirar o máximo do seu carro com o mínimo de energia? Responda às questões, divirta-se -- e, claro, poupe dinheiro e preserve o ambiente.
- 115
"Esquentar" o motor antes de sair de casa melhora a performance e diminui o consumo?
- Não, serve apenas para gastar combustível com o carro parado
Não!
O recomendado é partir como motor frio e iniciar a viagem lentamente, evitando rotações altas
- Sim, pois o aquecimento é rápido e o motor estará preparado para o trabalho duro
- Não, serve apenas para gastar combustível com o carro parado
- 215
Alterar as características originais do carro (por exemplo, rebaixar a carroceria) pode piorar o consumo?
- Sim: o carro original sempre terá o melhor resultado energético
Sim!
Qualquer interferência no projeto do carro (suspensão, motor, carroceria, rodas) pode incorrer em consumo maior
- Não: acessórios, rodas e mexidas na estrutura podem até melhorar a aerodinâmica
- Sim: o carro original sempre terá o melhor resultado energético
- 315
Fazer manutenção no prazo estipulado influencia o consumo?
- Sim: filtros, velas e outras peças são vitais para o bom uso do combustível
Sim!
Manutenção em dia aumenta a vida útil do veículo e evita desperdício de combustível causado por peças velhas
- Não: o carro só beberá mais se houver algum problema grave
- Sim: filtros, velas e outras peças são vitais para o bom uso do combustível
- 415
Os carros evoluíram, e o ar-condicionado também. Ligar o ar ainda aumenta o consumo?
- Não: ar-condicionado roubando energia do motor é coisa de carro velho
- Sim: apesar da tecnologia, em carro com motor a combustão sempre se gasta mais com o ar
Sim!
O ar-condicionado ainda "rouba" até 2% de cada tanque cheio; em dias frescos, simplesmente desligue-o
- 515
Direção com assistência elétrica é mais econômica que a hidráulica?
- Não: o funcionamento de ambas é parecido, assim como o consumo
- Sim: a direção desse tipo consome eletricidade, e não gasolina/etanol
Sim!
Conectada à bateria por meio de um motor específico, a direção elétrica economiza até 5% de combustível
- 615
O combustível está no fim, mas ainda dá para chegar ao destino. O que fazer?
- Chegar logo e deixar para abastecer depois
- Encher o tanque assim que possível
Abasteça!
Andar na reserva, além do risco de pane seca, força a bomba de combustível e desperdiça energia
- 715
Vidro aberto piora o consumo do veículo mesmo com o ar desligado?
- Sim: o fluxo de ar vai oferecer mais resistência à carroceria
Sim!
Vidros fechados mantêm a aerodinâmica original do carro, com o menor arrasto possível (e, portanto, menor gasto de energia)
- Não: o verdadeiro vilão é o ar-condicionado
- Sim: o fluxo de ar vai oferecer mais resistência à carroceria
- 815
Transportar a carga máxima permitida pela fabricante (citada no manual) mexe no consumo?
- Não: o carro foi feito para suportar aquele peso e rodar sem prejuízo ao desempenho
- Sim: mais carga, ainda que permitida, é mais peso para levar e mais força para fazer
Sim!
Mais peso, mesmo que dentro do permitido, sempre vai exigir mais trabalho (e consumo) do carro
- 915
Apoiar o pé no pedal de embreagem gasta mais combustível?
- Não: o pé é leve e, além do mais, o que altera o consumo é o acelerador
- Sim: descansar o pé sobre o pedal da embreagem é prejudicial ao veículo
Sim!
Descansar o pé na embreagem desgasta o sistema, e isso pode significar até 4% a mais no consumo
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Se o trânsito permitir, usar logo as marchas mais altas (5ª ou 6ª) é sempre o ideal
- Não: mantenha rotações altas para aproveitar bem o torque, cujo desperdício consome mais
- Sim: em marcha mais alta o motor gira menos para percorrer a mesma distância
Sim!
Trabalhando mais "solto", o motor bebe e polui menos
- 1115
Desligar o motor em paradas longas (congestionamentos, faróis demorados) ajuda a economizar?
- Sim: o motor para de trabalhar e, portanto, de beber combustível
Sim!
Se a parada durar mais de dois minutos, desligue o motor e diminua o consumo em 3%; é a mesma lógica dos sistemas Start-Stop
- Não: o motor estará em marcha lenta e, além do mais, religá-lo exige combustível extra
- Sim: o motor para de trabalhar e, portanto, de beber combustível
- 1215
Velocidade constante, mesmo elevada, gasta menos que freadas e arranques frequentes
- Sim: pisar forte no acelerador, ao acelerar ou retomar, faz motor trabalhar e gastar mais
Sim!
Não force o motor nem os freios; trabalhar aos trancos pede mais combustível
- Não: carros mais modernos se adaptam a diferentes estilos de condução e reduzem esforço
- Sim: pisar forte no acelerador, ao acelerar ou retomar, faz motor trabalhar e gastar mais
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A pressão dos pneus tem influência no consumo?
- Não: pneu descalibrado "só" gasta mais borracha
- Sim: pneu baixo, por exemplo, prejudica o consumo
Sim!
Cheque a pressão dos pneus, inclusive do estepe, uma vez por semana; pneu mais baixo aumenta a área de atrito com o solo e, portanto, a dispersão de energia
- 1415
Pneu careca desliza mais, poupando combustível
- Sim: alinhamento, balanceamento e cambagem em dia não mudam o consumo
- Não: pneu careca nunca é bom para a segurança e para o bolso
Não!
Deslizar não é rodar melhor: o pneu tem de estar preservado, e isso só se consegue com manutenção
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Andar "na baguela" em declives economiza combustível
- Sim: o motor deixa de consumir quando o câmbio está em ponto morto
- Não: por conta da injeção eletrônica, o consumo será pior
Não!
Em ponto morto, o motor fica em marcha lenta e ainda consome combustível; com o carro engatado e embalado (giros altos, mas sem acelerar), a injeção eletrônica corta a alimentação
Beberrão
Economia de combustível é conversa de "ecochatos", né?
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Moderado
Mesmo sem querer, você já dirige com mais bom senso
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Sustentável
Ter um carro híbrido seria uma festa para você!
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Abstêmio
Para gastar menos combustível que você, só usando metrô
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