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Carros elétricos


GM e Amazon podem viabilizar primeira picape 100% elétrica dos EUA

Harry Brumpton , Stephen Nellis

Em San Francisco (EUA)

13/02/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Fontes revelam negociação como valores entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões
  • Objetivo é ter primeira picape 100% elétrica dos EUA
  • Tesla seria grande rival desse projeto
  • GM busca formas alternativas de promover uma "virada" elétrica

A Amazon.com e a General Motors estão negociando investimentos na Rivian Automotive, em um acordo que valorizaria a fabricante americana de utilitários elétricos em US$ 1 bilhão ou US$ 2 bilhões, fontes informaram à "Reuters" na terça-feira.

O acordo daria à Amazon e à GM participações minoritárias no Rivian, disseram as fontes. Seria um grande impulso para a startup de Plymouth, com sede em Michigan, que aspira a ser a primeira fabricante a oferecer uma picape 100% elétrica nos EUA.

Se as negociações terminarem com sucesso, um acordo pode ser anunciado já neste mês, disseram as fontes, pedindo para não serem identificadas porque o assunto é confidencial. Sempre há uma chance de que as negociações sejam encerradas, disseram as fontes.

"Nós admiramos a contribuição de Rivian para um futuro de emissões zero, totalmente elétrico", disse a GM em comunicado enviado por e-mail, recusando-se a comentar especificamente quaisquer negociações com Rivian.

Amazon e Rivian se recusaram a comentar.

O acordo com a Rivian pode surgir no momento em que a Tesla se esforça para estabilizar a produção e entregar lucros consistentes enquanto lança seu sedã compacto elétrico Model 3.

Elon Musk, CEO da Tesla, disse a investidores em agosto que uma picape elétrica é "provavelmente minha favorita para o próximo produto" da empresa, embora tenha falado apenas sobre um potencial lançamento, dizendo que isso aconteceria "logo após" o SUV compacto elétrico Tesla Y, que a empresa tem como alvo para iniciar a produção em 2020.

Plataforma "Skateboard"

Rivian pretende começar a vender a picape R1T, mostrada em novembro, no outono de 2020. A empresa foi fundada em 2009 por RJ Scaringe.

Scaringe descreveu plataforma do veículo Rivian como um "skate" que abriga os motores elétricos, a bateria, o sistema de suspensão, freios e sistema de arrefecimento, tudo abaixo da altura da roda para permitir mais espaço de armazenamento e uma maior estabilidade, devido a um centro de gravidade mais baixo.

Ele também disse que a empresa planeja fazer parcerias com outras empresas para desenvolver tecnologia avançada de direção autônoma, em vez de tentar fazê-lo por conta própria.

Protótipo da Rivian promete fazer 650 km por carga e 0-100 km/h em 3 segundos,com tração nas quatro rodas - Reprodução
Protótipo da Rivian promete fazer 650 km por carga e 0-100 km/h em 3 segundos,com tração nas quatro rodas
Imagem: Reprodução

GM tenta viabilizar plano elétrico

Grandes montadoras, incluindo a GM, não entraram no mercado de picapes elétricas até agora. A presidente-executiva da GM, Mary Barra, disse que deu um "pequeno motivo" para que as divisões de desenvolvimento pensem nesse tipo de veículo.

A montadora número 1 dos Estados Unidos está contando com o lucro das vendas de caminhonetes grandes e SUVs na América do Norte para financiar sua iniciativa de eletrificação. A GM disse em novembro passado que estava duplicando os recursos destinados ao desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, como parte de uma reestruturação significativa que incluiu o fim da produção em cinco fábricas norte-americanas.

A GM anunciou no mês passado uma estratégia para transformar a luxuosa Cadillac em sua principal marca de veículos elétricos, revelando o primeiro veículo construído na plataforma "BEV3" para desafiar a Tesla. A GM afirmou o primeiro modelo totalmente elétrico da Cadillac usando a nova plataforma chegaria ao mercado por volta de 2022.

A Amazon também investiu na startup de automóveis autônomos Aurora Innovation Inc, em uma rodada de financiamento de US$ 530 milhões anunciada na semana passada. A maior varejista on-line do mundo aumentou de forma constante sua pegada logística, construindo armazéns ao redor do mundo e negociando acordos com a Mercedes, bem como companhias aéreas de carga, para ajudar na entrega.

Os financiadores existentes da Rivian incluem o distribuidor de automóveis saudita Abdul Latif Jameel Co (ALJ), a Sumitomo Corp of Americas e o Standard Chartered Bank. O ALJ concordou em fornecer quase US$ 500 milhões em financiamento, a Sumitomo investiu uma quantia não revelada e o Standard Chartered forneceu financiamento de US$ 200 milhões. (Reportagem adicional de Ben Klayman em Detroit e Jeffrey Dastin em San Francisco; Edição de Bill Rigby)

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