Topo

Cade aprova aquisição da Pirelli pela ChemChina no Brasil

05/06/2015 07h47

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra das operações brasileiras da fabricante de pneus Pirelli pela China National Chemical Corporation (ChemChina).

A informação consta em despacho do Diário Oficial da União publicado nesta sexta-feira.

A aquisição será feita por meio da divisão de borracha e pneus da ChemChina, a China Nacional Tire & Rubber (CNRC) e de sua subsidiária CNRC Marco Polo, holding criada especialmente para a operação.

No Brasil, a ChemChina tem atuação limitada. A companhia não tem fábrica no país e atua no fornecimento de pneus de carga (ônibus e caminhão) e ORT (off-the-road). Já a Pirelli têm fábricas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia e fornece pneus para montadoras de veículos e para usuários finais.

"Tendo em vista as atividades limitadas da ChemChina no mercado brasileiro, a concentração horizontal e a integração vertical resultantes da operação não suscitam preocupações concorrenciais no Brasil", disse a decisão do Cade.

A operação de compra da Pirelli, quinta maior fabricante de pneus do mundo, em um acordo de 7,1 bilhões de euros, foi anunciada no fim de março e colocará um dos símbolos da indústria italiana nas mãos de chineses.

(Por Luciana Bruno)