Topo

Conselho da VW discutirá recrutamento de novo chairman, dizem fontes

04/05/2015 09h11

BERLIM/HAMBURGO (Reuters) - O Conselho Fiscal da Volkswagen vai discutir nesta segunda-feira o recrutamento de um novo presidente do Conselho de Administração para preencher a lacuna deixada pela saída de Ferdinand Piech no mês passado, disseram fontes à Reuters.

O painel de controladores de 20 membros da VW, liderado pelo presidente interino do Conselho de Administração, Berthold Huber, se encontrará na cidade alemã de Hanover antes do que deve ser uma tensa reunião de acionistas na terça-feira, disseram três fontes próximas ao tema nesta segunda-feira.

É improvável que o Conselho –-dividido igualmente entre investidores e representantes dos trabalhadores-– chegue a uma decisão sobre o novo presidente do Conselho, disse uma fonte, que não deu mais detalhes. Huber é ex-chefe do sindicato IG Metall e não é visto como candidato para o cargo permanentemente.

"A busca de um sucessor para Piech no topo do Conselho Fiscal tem prioridade máxima para investidores", disse Ingo Speich, gestor de fundos da Union Investment, que tem 0,6 por cento das ações preferenciais da VW.

"O candidato ideal precisa de um grau alto de experiência automotva e autoridade e deve, se possível, ser de fora da companhia e neutro", disse Speich.

A VW, maior montadora da Europa, e o conselho de trabalhadores se recusaram a comentar sobre potenciais candidatos mencionados pela imprensa.

(Por Andreas Cremer e Jan Schwartz)