Topo

GM e chinesa SAIC farão investida na Indonésia com vans básicas

02/02/2015 08h40

PEQUIM (Reuters) - A General Motors e sua sócia chinesa SAIC Motor anunciarão em breve uma investida conjunta na Indonésia, usando sua marca básica Wuling para estabelecer uma base no maior mercado do Sudeste da Ásia e, a partir dela, atacar outros mercados na região.

Elas já tomaram medidas para comprar uma propriedade em um bairro industrial nos arredores de Jacarta, segundo duas pessoas familiarizadas com o tema, e espera-se que detalhem em alguns dias o que o chefe da GM China, Matt Tsien, chamou de uma joint-venture importante em um país de 240 milhões de pessoas.

Para a GM, a Indonésia será seu segundo mercado na Ásia, excluindo a China. A empresa já entrou na Índia com a SAIC, com a qual coopera para vender as pequenas vans multi uso Wuling.

A medida aponta para uma melhora do que observadores do setor consideram um esfriamento na parceria das companhias ao longo dos últimos anos.

A GM disse que a SAIC-GM-Wuling, que também inclui a Wuling Automobile como acionista, deterá 80 por cento da nova joint venture na Indonésia. Separadamente, a SAIC deterá o restante.

A GM detém 44 por cento da SAIC-GM-Wuling, a SAIC detém 51,1 por cento e a Wuling 5,9 por cento. Assim, a fatia da GM na empresa da Indonésia será efetivamente de 35 por cento.

(Por Norihiko Shirouzu)