Topo

Tesla vai elevar produção de carros elétricos para alguns milhões em 2025

14/01/2015 12h56

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A Tesla Motors planeja aumentar a produção de seus carros elétricos para "pelo menos alguns milhões por ano" até 2025, ante menos de 40 mil unidades em 2014, afirmou o presidente-executivo da companhia, Elon Musk.

Musk, falando durante o salão do automóvel de Detroit, afirmou que a Tesla pode não ser lucrativa até 2020. Além disso, disse que as vendas da empresa na China foram surpreendetemente fracas no quarto trimestre por conta de receios dos consumidores sobre possíveis dificuldades na recarga dos veículos elétricos da marca.

"Vamos resolver a questão da China e estaremos em boa forma provavelmente em meados do ano", disse Musk cuja companhia teve valorização de quase 48 por cento no ano passado.

Musk, que afirmou em 2014 que a Tesla começaria a apresentar recursos de "piloto automático" no sedã Model S, previu que a companhia será a primeira a vender um carro autônomo, que não precisa de motorista. Mas isso não vai acontecer antes de 2020.

Apesar da Tesla poder ter em cinco anos um carro que não precisa de motorista, o veículo pode ter de esperar aprovações regulatórias por dois ou três anos, disse Musk.

O executivo afirmou que o aguardado modelo utilitário esportivo da Tesla, Model X, será lançado ainda este ano, com o modelo mais barato e de alto volume Model 3 projetado para lançamento em 2017.

O Model 3 será crítico para o objetivo da Tesla de alcançar um nível de vendas anuais de 500 mil veículos até 2020, meta reafirmada por Musk no salão.

Se alcançar a meta de vender alguns milhões de veículos até 2025, isso colocará a Tesla no mesmo nível da Fiat Chrysler, que vendeu 2 milhões de veículos nos EUA em 2014.

No ano passado, a Tesla vendeu cerca de 33 mil Model S. Musk disse que atual espera para a entrega do carro é de até quatro meses. A Tesla já vendeu todos os veículos que pretende produzir este ano, disse Musk.

(Por Paul Lienert e Joe White)