Topo

GM exibe conceito de veículo elétrico em salão de Detroit com autonomia de mais de 300 km

12/01/2015 15h38

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors exibiu nesta segunda-feira, no salão do automóvel de Detroit, o veículo conceito Chrevrolet Bolt, um carro elétrico com autonomia de mais de 320 quilômetros e preço de 30 mil dólares.

Apesar de ser um conceito, não voltado à produção em massa, a presidente-executiva da GM, Mary Barra, afirmou que a companhia está comprometida em desenvolver um veículo totalmente elétrico acessível. A montadora afirmou que poderá desenvolver o carro em 18 meses.

"Confiem em mim, isso não é um experimento de ciência", disse Barra a jornalistas durante a apresentação do conceito.

Ela não informou, porém, quando a GM vai desenvolver o veículo para produção, mas afirmou que é um passo natural para a empresa a partir do modelo anterior da empresa, o Volt.

O chefe de desenvolvimento de produto da GM Mark Reuss afirmou que a montadora "tem a tecnologia" para entregar uma versão de produção do Bolt nos próximos 18 a 24 meses. Reuss disse que o conceito com quatro portas para cinco passageiros poderá ser lucrativo, especialmente se o valor dos créditos de emissão de carbono que gerar forem contabilizados.

A atual versão do Volt, que tem uma autonomia com motor elétrico de pouco mais de 60 quilômetros antes de precisar do motor a gasolina tem preço a partir de 34 mil dólares e analistas afirmam que a GM perde dinheiro com o modelo.

A nova versão do Volt, que será lançada ainda este ano, terá uma autonomia com motor elétrico de cerca de 80 quilômetros.

(Por Ben Klayman e Joe White)