Topo

Número de vítimas fatais a serem indenizadas pela GM sobe de 13 para 19

Parentes de vítimas do Cobalt protestam em frente ao Congresso americano - J. Scott Applewhite/AP
Parentes de vítimas do Cobalt protestam em frente ao Congresso americano Imagem: J. Scott Applewhite/AP

<br>Julia Edwards

Em Washington (EUA)

15/09/2014 14h12

A General Motors pagará indenização por 19 mortes ligadas a uma falha na chave de ignição de veículos, segundo o advogado que supervisiona o processo, ante as 13 mortes que a montadora havia admitido anteriormente.

O advogado externo Ken Feinberg ainda está avaliando acusações de mortes e danos que ocorreram devido ao problema com peças de ignição instaladas em 2,6 milhões de carros da GM. A falha, que tem mais de dez anos, permite que carros se desliguem sozinhos, em determinadas situações, travando os veículos subitamente e desabilitando os airbags.

Chevrolet Cobalt americano 2010 - Divulgação - Divulgação
Mídia americana especula que acidentes por falha do cilindro de iginição em carros antigos (como o Cobalt) pode chegar a 800, com 1.752 mortes.
Imagem: Divulgação
A vice-gestora do fundo das vítimas, Camille Biros, disse que o aumento do número para 19 ocorreu após mais evidências serem levadas em consideração, como fotos de um acidente.

"O critério que a GM usou para sua determinação foi um padrão de engenharia. Temos um critério muito mais liberal que estamos aplicando", disse Biros.

Membros do Congresso e advogados de segurança criticaram a GM por reconhecer apenas 13 mortes causadas pelo problema no componente, enquanto alguns críticos citaram mais de 100 casos.

QUANTO?
Biros não forneceu nomes das famílias das vítimas que receberão ofertas de indenizações, e afirmou que o escritório de Feinberg não determinou ainda os valores em dólares. Estima-se que o valor por indenização pode chegar a US$ 1 milhão.

No total, foram submetidas ao fundo 125 reivindicações de mortes e 320 de ferimentos, mas a empresa de Feinberg rejeitou ou ainda está avaliando 106 caos de morte e 308 de ferimentos.