Topo

Honda e outras fazem recall de mais 2,9 milhões de veículos por defeito em airbag

23/06/2014 08h58

TÓQUIO (Reuters) - A Honda e outras montadoras japonesas anunciaram nesta segunda-feira o recall de mais carros com airbags potencialmente explosivos fornecidos pela Takata, levando o total de veículos no recall para cerca de 10,5 milhões nos últimos cinco anos.

A série de recalls cobre os airbags do lado de motoristas e passageiros, produzidos entre 2000 e 2002 pela segunda maior fabricante de peças de segurança automotiva do mundo. A soma total coloca este entre os cinco maiores recalls da história do setor.

O número deve crescer ainda mais depois que a Takata disse estar disposta a apoiar montadoras incluindo a Honda, Toyota, Chrysler e Ford na substituição de certos sistemas de enchimento de airbags produzidos pela companhia entre 2000 e 2007 para veículos em algumas regiões com umidade elevada nos Estados Unidos.

A Honda anunciou que está fazendo o recall de cerca de 2,03 milhões de veículos globalmente devido a sistemas potencialmente defeituosos de enchimento de airbags da Takata, produzidos entre 2000 a 2002 e que apresentam risco de explodir e lançar estilhaços contra passageiros e motoristas, ampliando um recall de abril de 2013.

A Nissan anunciou o recall de 755 mil veículos globalmente, enquanto a Mazda disse que fará o recall de 159.807 veículos.

Uma porta-voz da Takata disse não está claro qual será o impacto financeiro dos recalls.

(Por Yoko Kubota)