Topo

GM deve recompensar donos de carros que desvalorizam com recalls, diz ação

18/06/2014 12h05

Uma nova ação judicial quer que a General Motors indenize milhões de donos de carros e caminhões por perda de valor de mercado, potencialmente superior a US$ 10 bilhões, porque vários recalls e um atraso em recolher carros com ignição defeituosa mancharam a credibilidade da marca.

Mary Barra, presidente global da GM, dá declaração sobre recall de 1,6 milhão de carros - Reprodução - Reprodução
Mary Barra, presidente mundial da GM
Imagem: Reprodução
Segundo queixa apresentada na quarta-feira (17) com o tribunal federal de Riverside, Califórnia, a GM prejudicou clientes, escondendo defeitos conhecidos e priorizando corte de custo em detrimento da segurança, levando a cerca de 40 recalls envolvendo mais de 20 milhões de veículos só neste ano.

A ação judicial contra a GM afirma que isso tem feito vários veículos mais antigos a perder de US$ 500 a US$ 2.600 em seu valor de revenda.

A firma que entrou com a ação disse que o caso pode superar US$ 10 bilhões, e é o primeiro buscando forçar a GM a compensar mais de 15 milhões de proprietários de carros e caminhões -- e não apenas aqueles cujos veículos foram recolhidos -- por danos à marca e à reputação.

Um porta-voz da GM, Greg Martin, não quis comentar a ação judicial. Ele disse que muitos clientes e analistas apontam a força da marca GM, e que o reconhecimento do mercado resultou em aumento de vendas das marcas da companhia (nos Estados Unidos, Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC). A presidente Mary Barra também tem agido para amenizar a crise.