Topo

Europa se recupera e venda de carros sobe 4,3% em maio

Venda de carros sobe 3,6% na Europa em abril - Fabian Bimmer/Reuters - Fabian Bimmer/Reuters
Após 9º mês seguido de aumento, mercado automotivo europeu mostra recuperação
Imagem: Fabian Bimmer/Reuters

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

17/06/2014 09h42

As vendas na Europa voltaram a subir em maio, embora o desemprego elevado tenha contido a demanda, com o mercado de populares crescendo mais do que o de luxuosos. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17) pela associação das montadoras do Velho Continente.

As vendas na União Europeia e nos países da Associação Europeia de Livre Comércio subiram 4,3% no total, para 1,13 milhão de carros. Foi o nono mês seguido de aumento, reforçando dados que mostram a recuperação do mercado automotivo europeu depois de seis anos em queda. Apesar do crescimento, o nível de entregas foi o segundo menor para o mês de maio desde 2003, disse a associação.

As vendas acumuladas no ano até maio na região dos 30 países, excluindo Malta, subiram 6,6%, para 5,62 milhões de carros, ante 5,27 milhões de unidades no mesmo período de 2013.

ENTRE AS MARCAS
Quatro das cinco maiores fabricantes europeias mantiveram crescimento em maio, com ganhos de 5,2% e 7,7% na Alemanha e Inglaterra, ofuscando a queda de 3,8% da Itália. As entregas subiram na região mais atingida pela recessão econômica, com crescimento de 17% na Espanha, 37% em Portugal e 42% na Grécia.
 
Empresas como Skoda, Renault e Opel registraram crescimento maior que o de montadoras premium como BMW e Audi, de acordo com os dados revelados nesta terça. As vendas da Skoda (divisão checa da Volkswagen), aliás, subiram 23%; as da Renault cresceram 16%; e as da Opel, da General Motors, avançaram 6,2%. Por outro lado, as entregas da BMW e da Audi subiram apenas 1,4% e 4,8%, respectivamente.