Topo

Nissan estima aumento no lucro com margens enfraquecidas

Yoko Kubota

Em Yokohama (Japão)

12/05/2014 07h58

A Nissan espera que seu lucro este ano cresça em ritmo mais lento que o previsto por analistas. Afetada pelos custos de sua agressiva expansão, a marca estima margem operacional mais baixa que a de suas compatriotas Honda e Toyota,

A montadora prevê aumento de 4,1% no lucro líquido do ano fiscal, que se encerra em março do ano que vem, impulsionado pelas vendas dos carros populares da Datsun em mercados emergentes e pelo crescimento na China. A marca estimou margem de lucro operacional de 5% para este ano fiscal, aumento de 0,2 ponto percentual sobre o ano passado, mas ainda abaixo da previsão de 8,9% da Toyota e dos 6% projetados pela Honda.

A Nissan previu um lucro líquido de 405 bilhões de ienes (US$ 3,98 bilhões) para o ano fiscal encerrado em março de 2015, ante 425,4 bilhões de ienes estimados por 21 analistas em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Como suas rivais japonesas, a Nissan disse que movimentos cambiais serão um fator negativo para o lucro deste ano depois de ter dado grande impulso aos resultados do ano passado, quando o enfraquecimento do iene aumentou substancialmente o valor dos lucros no exterior.

Movimentos cambiais devem reduzir o lucro operacional da Nissan em 55 bilhões de ienes no exercício de 2014/15, depois de impactarem positivamente o resultado do ano passado em 247,6 bilhões de ienes.