Topo

França mostra recuperação mais firme nas vendas de carros

<br>Laurence Frost e Gilles Guillaume

Em Paris (França)

02/05/2014 08h57Atualizada em 02/05/2014 15h03

Novos modelos da Renault lideraram um crescimento de 5,8% nas vendas de carros na França em abril, com a recuperação na demanda europeia por automóveis se tornando mais firme no terceiro maior mercado da região.

O total de emplacamentos avançou para 166.968 carros no mês, totalizando um ganho de 3,7% para o acumulado do ano até abril, disse a associação do setor CCFA em um comunicado nesta sexta-feira.

O mercado europeu de automóveis está se recuperando lentamente de uma queda de seis anos, mas o excesso de capacidade continua a pesar sobre a projeção de lucro das montadoras, que foram forçadas a descontos que destroem margens.

O crescimento das vendas na França tem ficado atrás de outros grandes mercados automotivos da Europa nos últimos meses, mas os dados de abril sugerem um horizonte melhor, particularmente nas vendas de frotas.

"Foram principalmente compradores corporativos que sustentaram o mês, enquanto que as vendas para consumidores caíram um pouco", disse François Roudier, porta-voz da CCFA. O gasto de consumidores ainda está "marcado por uma grande cautela", ele acrescentou.

A montadora francesa Renault se beneficiou de um salto na demanda por carros de baixo custo entre consumidores atentos a gastos. A alta de 18,4% das vendas do grupo Renault foi impulsionada por um salto de 45,6% em sua marca de carros básicos Dacia.

A rival PSA Peugeot Citroën, que não possui uma arquitetura dedicada a veículos baratos, viu um aumento de 5,1% nas vendas de abril, em linha com o mercado.

Já a Volkswagen, líder do mercado europeu, viu os emplacamentos avançarem 1,3%.