Topo

Daimler espera expandir corte de custos para diminuir diferença com rivais

09/04/2014 08h11

BERLIM, 9 Abr (Reuters) - O presidente-executivo da Daimler, Dieter Zetsche, disse que a fabricante alemã de carros e caminhões continuará a cortar custos, num momento em que sua marca premium Mercedes-Benz busca diminuir a diferença de rentabilidade ante rivais.

A montadora foi deixada para trás pelas competidoras desde que saiu de um conturbado divórcio com a Chrysler em 2007. A Mercedes foi superada em vendas e lucros tanto pela Audi quanto pela BMW.

"Nossas medidas de eficiência estão tendo um impacto em todas as divisões e vamos estruturalmente salvaguardar e expandir essas medidas", disse Zetsche a acionistas na assembleia geral anual da empresa, nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros e impostos (Ebit) da unidade Mercedes-Benz Cars chegou a 6,2 por cento das vendas em 2013, ficando abaixo da margem automotiva de 10,1 por cento da Audi e de 9,4 por cento da BMW.

A Daimler já vinha mirando uma redução de custos de 4 bilhões de euros (5,5 bilhões de dólares). Até o final de 2014, a empresa busca uma poupança anual de 2 bilhões de euros na Mercedes-Benz Cars e de 1,6 bilhão de euros em cortes de custos e ganhos de receita na Daimler Trucks.

(Por Edward Taylor)