Topo

Forte neve diminui produção de montadoras japonesas

Nevasca geras filas em estrada de Karuizawa; pelo menos 11 pessoas morreram e regiões estão sem luz - Kyodo/Reuters
Nevasca geras filas em estrada de Karuizawa; pelo menos 11 pessoas morreram e regiões estão sem luz Imagem: Kyodo/Reuters

<br>Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

17/02/2014 07h14

As fabricantes japonesas de automóveis, incluindo Toyota e Honda, suspenderam as operações em algumas de suas fábricas no Japão Central e Oriental após uma pesada nevasca ter interrompido suas cadeias de suprimentos e ter impedido o deslocamento dos trabalhadores.

A nevasca atingiu Tóquio e outras partes do leste do Japão na sexta-feira (14) e no fim de semana, complicando o tráfego em algumas das estradas mais movimentadas da região.

A Toyota suspendeu as operações em quatro de suas fábricas perto de sua sede no Japão Central, incluindo a unidade de Tsutsumi, onde monta o Prius, e a de Tahara, onde fabrica o Lexus LS, depois da entrega de peças ter sido interrompida, disse o porta-voz Ryo Sakai. Segundo o representante, a marca não decidiu quando vai retomar as operações.

"Se as condições das estradas melhorarem, provavelmente poderemos retomar as operações regulares na terça-feira", afirmou.

A Honda, que interrompeu as operações de duas fábricas no leste do Japão na sexta-feira, voltou a operar em uma delas nesta segunda-feira, disse a porta-voz Eriko Hata.

A Fuji Heavy Industries, fabricante dos carros Subaru, suspendeu as operações na segunda-feira em sua fábrica em Yajima, no leste do Japão, onde fabrica o Legacy e o Forester, bem como na unidade de motores e transmissões nas proximidades, disse o porta-voz Shunsuke Koike.

A Suzuki Motor também suspendeu as operações em três de suas fábricas na região central do Japão devido a interrupções no fornecimento de peças, disse o porta-voz Hideki Taguchi. Tanto a Fuji quanto a Suzuki ainda não decidiram quando irão reiniciar as operações, informaram os representantes das empresas.