Topo

Vendas da Volkswagen sobem na Europa e ajudam a compensar Brasil e EUA

<br>Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

14/02/2014 07h44

As vendas globais do grupo Volkswagen em janeiro cresceram ao ritmo mais forte dos últimos quatro meses, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (14) pela montadora alemã.

Segundo o chefe de vendas da marca, Christian Klinger, o mercado europeu foi o grande impulsionador para os números positivos, dando sinais de recuperação e compensando quedas de dois dígitos registradas nos Estados Unidos e Brasil.

Só no Velho Continente, as vendas de carros de passeio, incluindo a marca de luxo Audi e a divisão tcheca Skoda, subiram 8,5% e chegaram a 273.300 unidades. Com isso, os índices mundiais de passeio e comerciais leves foram para 798.100 emplacamentos em todo o mundo, 6,5% a mais do que no primeiro mês do ano passado.

"Estamos vendo os primeiros crescimentos na Europa, principalmente na Europa Ocidental, onde o movimento de queda parece ter deixado para trás seu nível mais baixo", avaliou Klingler.

Analistas e executivos do setor esperam que, depois de seis anos em queda, o mercado europeu volte enfim a crescer em 2014, embora em patamr de apenas um dígito baixo. Entretanto, o excesso crônico de capacidade fabril, que deu início a uma guerra de preços, deve continuar a pressionar os lucros das montadoras.

No ano passado, a Volks fechou sua participação na Europa com leve retração de 0,5%.