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GM vê crescimento similar ao chinês no mercado de autos da Indonésia

Eveline Danubrata<br>Jonathan Thatcher

Em Jacarta (Indonésia)

10/12/2013 11h51

A General Motors, segunda maior montadora do mundo, está tentando quebrar o domínio japonês sobre o mercado de carros familiares populares na Indonésia, onde a empresa vê o próximo "boom" depois da China, afirmou um executivo nesta terça-feira (10).

Apesar de já estar presente na Indonésia 30 anos antes da chegada da Toyota e suas afiliadas, incluindo a Daihatsu, a empresa norte-americana é apenas uma pequena jogadora na maior economia do sudeste asiático. A marca vendeu cerca de 12 mil carros de janeiro a outubro deste ano, enquanto a Toyota, a maior montadora do mundo, vendeu mais de 350 mil no mesmo período.

A GM está apostando em veículos versáteis, SUVs e carros compactos para diminuir a distância entre ela e as rivais japonesas. A informação é de Michael Dunne, que se tornou presidente das operações da empresa na Indonésia em setembro.

"O aspecto mais animador sobre a Indonésia é que me lembra da China há cerca de doze anos, no começo dos anos 2000", disse Dunne à Reuters. Algumas estimativas sobre vendas no país asiático dizem que elas dobrarão durante os próximos três anos.