Topo

Vendas de veículos na China sobem 20,3% em outubro, diz associação

<br>Em Pequim (China)

11/11/2013 07h22

As vendas de veículos na China subiram 20,3% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano ano anterior. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Associação de Montadoras Automotivas da China e coloca o país no caminho para bater a previsão da indústria para 2013.

Em setembro, as vendas no maior mercado do mundo no setor já haviam crescido 19,7% em relação ao mesmo mês de 2012, indicando uma recuperação na economia do país asiático. Contudo, os números também foram ajudados por uma baixa base de comparação, porque, durante essa mesma época do ano anterior, houve um aumento no sentimento anti-japonês, desencadeado por uma disputa territorial entre os dois países e que afetou as vendas de carros do país vizinho em território chinês.

De acordo com a associação, as vendas também subiram 13,5% nos 10 primeiros meses de 2013, ante um ano atrás. A entidade prevê ainda crescimento total de 7% no fechamento do ano. Em 2012, as vendas de veículos na China cresceram 4,3%, devido a uma desaceleração na economia e às já mencionadas fracas vendas de carros japoneses no país.