Topo

Lucro da divisão de autos da BMW cai por Europa e custos de tecnologia

05/11/2013 08h08

BERLIM, 5 Nov (Reuters) - A montadora de luxo alemã BMW informou que o lucro operacional do terceiro trimestre em sua importante divisão automotiva caiu mais do que o esperado devido ao custo com novas tecnologias e descontos em importantes mercados europeus.

A empresa com sede em Munique disse nesta terça-feira que o lucro antes de juros e impostos (Ebit) caiu 6 por cento para 1,55 bilhão de euros (2,09 bilhões de dólares), abaixo da expectativa média de analistas de 1,59 bilhão de euros em uma pesquisa da Reuters.

Isso reduziu a margem Ebit no segmento automotivo em meio ponto percentual, para 9 por cento no trimestre.

A BMW está renovando sua linha de produtos, com o lançamento de 25 novos veículos neste ano e no próximo. O custo de lançar o compacto i3 totalmente elétrico e outras tecnologias estão pesando sobre os resultados da empresa.

A montadora manteve sua expectativa de margem Ebit para o segmento automotivo neste ano entre 8 e 10 por cento e um lucro antes de impostos do grupo em um nível similar ao do ano passado de 7,82 bilhões, embora tenha alertado que as condições nos mercados automotivos podem continuar "voláteis e desafiadores" nos próximos meses.

(Por Andreas Cremer)