Topo

Nissan muda administração por enfrentar problemas por expansão

Toshiyuki Shiga, ex vice-presidente operacional, deixa o cargo e assume a vice-presidência do Conselho Administrativo - Yuriko Nakao/Reuters
Toshiyuki Shiga, ex vice-presidente operacional, deixa o cargo e assume a vice-presidência do Conselho Administrativo Imagem: Yuriko Nakao/Reuters

Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

01/11/2013 09h19

A Nissan afirmou que seu vice-presidente operacional, Toshiyuki Shiga, deixará o cargo para assumir um posto responsável por assuntos externos em um remanejamento administrativo porque a empresa enfrenta problemas de qualidade em meio a esforços para aumentar sua fatia no mercado.

A montadora disse por meio de um comunicado que Shiga, 60, se tornaria vice-presidente do Conselho Administrativo. O presidente-executivo Carlos Ghosn continua no cargo.

A marca cortou sua projeção de lucro líquido para o ano fiscal que termina em março de 2014 em quase 20%, para 355 bilhões de ienes (US$ 3,62 bilhões), puxado por uma desaceleração nas vendas na China e no sudeste asiático e por um grande recall de veículos anunciado em setembro.

"Nossa nova organização regional e equipe administrativa vão assegurar que a empresa tenha executivos prontos para entregar o crescimento lucrativo esperado pelo plano de médio prazo Nissan Power 88", disse Ghosn, fazendo referência às metas de expansão agressivas da Nissan.

Para ter um foco melhor sobre problemas únicos de cada região, a fabricante disse que também aumentará o número de regiões para seis das atuais três. Entre as mudanças, a China se tornará uma região autônoma e as Américas serão divididas entre América do Sul e do Norte.