Topo

Lucro da Volkswagen sobe com vendas de marca de luxo

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

30/10/2013 08h56

A Volkswagen disse que o lucro operacional do terceiro trimestre subiu cerca de 20%, apoiado em vendas recordes das marcas Audi e Porsche, mantendo a montadora no caminho certo para atingir as metas do ano.

O lucro operacional do maior grupo automotivo da Europa subiu para 2,78 bilhões de euros (US$ 3,8 bilhões), ante 2,32 bilhões de euros um ano antes, em linha com a estimativa de 14 analistas em uma pesquisa da Reuters.

A Volkswagen reafirmou meta de atingir o lucro operacional recorde registrado no ano passado de 11,5 bilhões de euros e elevar as vendas e entregas para níveis recordes neste ano. Mas a empresa disse que as metas são "muito ambiciosas dado a forte dificuldade do ambiente econômico".

"Estamos focando em disciplina de custos e gerenciamento de investimentos", afirmou o vice-presidente financeiro, Hans Dieter Poetsch. "Isso é particularmente importante dado que o ambiente econômico não deve melhorar no curto prazo."

Um plano para mudar a produção de carros pequenos e médios em suas quatro principais marcas para uma nova plataforma modular "terá um efeito cada vez mais positivo" sobre a estrutura de custo do grupo.

Analistas, porém, têm afirmado que a nova plataforma de veículos "MQB", projetada para cortar custos de produção e acelerar a montagem de veículos, vai continuar pesando sobre o lucro do grupo e as reduções de custos podem ficar aquém das metas ambiciosas da empresa.