Topo

Daimler assumirá fatia na Aston Martin com acordo sobre motores

Em Londres (Reino Unido)

25/07/2013 16h15

A Aston Martin vai se unir à AMG, da Mercedes-Benz/Daimler, no desenvolvimento de uma nova geração de motores V8 feitos sob medida para a empresa britânica, disse a companhia nesta quinta-feira (25).

Pelo acordo, que deverá ser finalizado antes do final do ano, a Daimler terá uma participação sem direito a voto de até 5% na centenária montadora britânica, que alcançou a sua maior fama com o lançamento do DB5, em 1963 (esportivo que apareceu nos primeiros filmes de James Bond). O acordo segue a conclusão da venda de 37,5% da Aston Martin a um grupo italiano, há três meses.

A transação de US$ 241 milhões foi feita via aumento de capital, num acordo com a controladora da montadora, a Investment Dar, e a compatriota do Kuwait Adeem Investment.

A Aston Martin disse que o investimento do Investindustrial, que venceu uma proposta da fabricante indiana Mahindra, irá sustentar um novo programa de desenvolvimento de produtos no valor de mais de 500 milhões de libras nos próximos cinco anos.

Os acordos vão ajudar a Aston Martin, única montadora de luxo global não ligada a uma grande fabricante de veículos, a competir com veículos Bentley e Porsche, da Volkswagen, e com a rival britânica Jaguar Land Rover, comprada pela indiana Tata Motors em 2008 -- que vem atingindo, desde então, saltos nas vendas, especialmente na China.

A Aston Martin tem lutado para crescer desde a crise econômica de 2008 e divulgou uma queda de 9% no lucro em 2012, quando vendeu aproximadamete 3.800 carros -- cerca de 10% menos que no ano anterior. A agência de classificação de risco Moody's colocou a nota da empresa em revisão no final do ano passado.